Com o objetivo de estimular o hábito de doar sangue, o Complexo Hospitalar de Cuiabá (CHC) promoveu uma ação para incentivar os próprios funcionários a manter esse hábito e, assim, ajudar a quem precisa.
Leia também
Casal preso por fraudes tributárias nos segmentos madeireiro e de transportes escondeu bens
Ao todo, 13,5 litros de sangue foram doados por profissionais do empreendimento, entre os dias 6 e 7 de março. “O papel do profissional da saúde é salvar vidas e isso começa com pequenos atos”, ressalta Valéria Batista, técnica de enfermagem.
O gesto, que é totalmente solidário, não representa nenhuma perda ou prejuízo para quem o pratica. Por outro lado, uma doação, em média, costuma encher uma bolsa de 450ml, o que pode ajudar a salvar até quatro vidas.
Para o concierge hospitalar do CHC, Tânio Pereira de Souza, doador de longa data, a iniciativa da unidade hospitalar serviu como estímulo para os funcionários e deverá ajudar todos a continuarem com essa prática.
“A ação permitiu dar mais agilidade ao processo, na medida em que trouxe a possibilidade de doação aqui para dentro. E uma vez que a pessoa doa, ela se sente mais sensibilizada a tornar isso um hábito”, ponderou Souza.
Auxílio
O sangue doado é utilizado em várias situações como anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.
Por isso, é essencial manter o estoque de bolsas de sangue abastecido. Os requisitos para doar são ter entre 16 e 69 anos, estar pesando mais de 50 kg, não estar doente e ter um bom estado de saúde.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar, temporariamente. Já menores de 18 anos precisam do consentimento formal dos responsáveis.
Quem quiser ajudar, basta procurar um hemocentro mais próximo e apresentar o documento oficial com foto.