Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Próximos 3 dias serão críticos para homem com 2 corações, dizem médicos

Os médicos do Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, afirmaram no final da manhã desta quinta-feira (5) que as próximas 72 horas serão "críticas" para o homem de 57 anos com dois corações.



A cirurgia rara durou 12 horas, das 11h às 23h de quarta-feira (4). Segundo os médicos, nos próximos três dias será avaliado o comportamento dos dois corações e o restabelecimento da pressão arterial do paciente.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o paciente está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde deve ficar por pelo menos uma semana, e seu estado de saúde é estável. Ele é um servidor público de Belém do Pará, de acordo com informações da assessoria do hospital à TV Globo.

Esta é a sexta vez que o Incor realiza cirurgia deste tipo. O homem vai sair da sala de cirurgia com dois corações.

O doador, um jovem de 26 anos, morreu em um acidente de moto em Sorocaba, no interior de São Paulo. A família doou os órgãos e o coração chegou de helicóptero ao Incor.

O homem que recebeu o coração tem 53 anos e ficou internado na UTI do Incor durante dois meses. Há quatro meses, ele está na fila de transplante. O paciente precisava da ajuda de aparelhos para respirar e fazer o sangue circular pelo corpo.

Nos últimos 10 anos, ele desenvolveu uma doença chamada miocardiopatia dilatada, que é quando o músculo do coração aumenta de tamanho e perde a força para bombear o sangue.

O paciente também sofria de hipertensão pulmonar e, por isso, passou por uma cirurgia rara para ficar com dois corações, ligados por tubos.

O antigo vai alimentar os pulmões, enquanto o novo ficará com a função de bombear o sangue para o resto do corpo.

Com o tempo, o órgão transplantado deve assumir todas as funções e, com isso, o coração antigo será retirado.

A expectativa é que esse processo leve seis meses. Segundo o cardiologista Fernando Bacal, esse transplante é usado para pacientes que já tentaram outras alternativas.

Em 30 anos, essa é a sexta vez que uma cirurgia desse tipo é realizada no Incor. O transplante deve terminar às 21h desta quarta.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet