Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

REGIÃO AMAZÔNICA

Operação desarticula grupo de 22 pessoas que atuavam no desmatamento ilegal em Colniza

Foto: Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental

Operação desarticula grupo de 22 pessoas que atuavam no desmatamento ilegal em Colniza
Um homem, identificado como A.O.L, foi preso nesta sexta-feira (17) suspeito de ser o responsável por contratar funcionários para atuar no desmatamento ilegal de uma área no Distrito de Guatá, próximo ao município de Colniza (1065 km de Cuiabá). No local havia 22 pessoas atuando como operadores, cozinheiros e outras funções. A expectativa do suspeito preso era desmatar uma área de 50 alqueires. 


Leia mais: 
Sema e Bope desarticulam quatro garimpos ilegais durante operação


A prisão ocorreu em mais uma etapa da Operação Amazônia, que atua na fiscalização e combate ao desmatamento ilegal na região da Amazônia Legal. As equipes identificaram alteração na região por meio da plataforma Planet Sccon e se deslocaram até o local para fazer a verificação. 

Ao chegarem no local, encontraram o suspeito conduzindo uma caminhonete, modelo triton. Durante a checagem, o homem confirmou ser o responsável por contratar pessoas para atuar no desmatamento ilegal na região. Dos 380 alqueires total da área, 50 seriam desmatados sem qualquer tipo de autorização. 

No local, 22 pessoas trabalhavam para realizar o desmate, sendo 10 apenas na função de operadores das motosserras utilizadas para a derrubada da vegetação. Outras duas pessoas atuavam na manutenção e abastecimento de combustível, sendo um para cada grupo de cinco operadores. Também haviam três pessoas responsáveis pela alimentação do grupo. 

Os policiais ainda apreenderam oito motosserras, uma espingarda calibe .20, quinze munições CBC intactas e cinco rádios de comunicação. O suspeito de comandar o grupo foi conduzido até a delegacia. Já as outras 22 pessoas que atuavam na região foram orientadas a deixar o local e não retornar mais. 

Operação Amazônia 

O Governo de Mato Grosso realiza a Operação Amazônia contra crimes ambientais, que colocou 200 servidores em campo e equipes de monitoramento remoto para promover a responsabilização de infratores. Em caso de desmatamento ilegal, as áreas serão embargadas, serão aplicadas multas, e maquinários serão apreendidos. 

Para denunciar crimes ambientais basta enviar mensagem pelos canais de denúncia: 0800 065 3838 ou WhatsApp (65)99321-9997.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet