A Prefeitura de Várzea Grande confirmou, na noite desta segunda-feira (20), três casos de meningite, entre crianças de 20 dias a três anos de vida. De acordo com a administração municipal, a Vigilância Epidemiológica está acompanhando o caso desde a suspeita até a confirmação dos novos casos. A Emergência Infantil do Pronto-Socorro do município, local onde as crianças estão, foi fechada até a transferência dos pacientes.
Leia mais:
Prefeito diz que não vai afastar secretária e nega omissão no caso Manu: 'criança morre em todo lugar'
Há ainda um possível caso registrado em Santo Antônio do Leverger (34 km de Cuiabá), que ainda passa por análise. Segundo o Ministério da Saúde, entre os sintomas mais comuns da doença estão: mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz) e status mental alterado (confusão).
No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, ou seja, com alta incidência em determinados locais e períodos de tempo. Diante dos casos confirmados e do status da doença, o executivo municipal confirmou que segue monitorando os casos juntamente com a Vigilância Epidemiológica.
Até o momento não há confirmação de outros casos. A reportagem buscou a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) para comentar o caso, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.