Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MEDIDAS EMERGENCIAIS

SES emite alerta a municípios sobre aumento de casos de dengue e pneumonia em MT

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

SES emite alerta a municípios sobre aumento de casos de dengue e pneumonia em MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) emitiu, na última terça-feira (28), um informe sobre o aumento dos casos de síndromes febris e síndromes respiratórias agudas graves em Mato Grosso. A circular foi encaminhada para todas as Secretarias Municipais de Saúde e apresenta medidas emergenciais para conter o avanço das síndromes, que englobam doenças como a dengue, zika, chikungunya, pneumovírus e Covid-19. Ainda na última terça, a Santa Casa de Cuiabá chegou a interromper atendimentos de ambulatório infantil após receber o dobro de pacientes. 


Leia mais: 
Secretaria de Saúde confirma abertura de 10 novos leitos de UTI pediátrica em MT


De acordo com o documento, o estado apresentou nas últimas semanas um aumento exponencial dos casos de síndromes febris (que engloba dengue, dengue grave e/ou com complicações, zika e chikungunya) e de síndromes respiratórias agudas graves (que abrange as influenzas, Covid-19 e os pneumovírus circulantes). O fato resultou na superlotação de leitos pediátricos de UTI, além da sobrecarga em toda a rede de saúde. 

Ainda segundo a pasta, mesmo com o pedido de autorização para criação de leitos pediátricos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), há necessidade de organização de novas ações por parte dos municípios. Para a SES, apenas a abertura de novos leitos não resolve a situação emergencial de saúde que o território estadual enfrenta.

Entre as medidas emergenciais citadas pela secretaria estão: notificar os casos de dengue mediante a suspeita clínica; prover atenção diferenciada aos casos que apresentem condições clínicas especiais e/ou de risco social ou comorbidades; e solicitar exames inespecíficos para dengue. Além disso, também está prevista a notificação sobre a capacidade de atendimento na rede de atenção. 

O fortalecimento das campanhas de imunização, em especial contra a Covid-19, também foi inserido como uma das medidas emergenciais. Em Mato Grosso, até a última quinta-feira (30), menos de 50% da população vacinavél recebeu a dose de reforço do imunizante contra o coronavírus. 

Fechamento de Unidade 

A Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá precisou suspender os atendimentos ambulatoriais da ala pediátrica, na última terça-feira (28), após um aumento expressivo do número de pacientes que deram entrada na unidade com casos de Síndrome Respiratória. Segundo a adjunta da Secretaria de Saúde do Estado, Kelluby de Oliveira, mais de 300 crianças aguardavam para serem atendidas até o fim da manhã. 

A orientação, segundo a adjunta, é para que a população procure atendimento primeiramente nas unidades de Pronto Atendimento do Município. A Saúde de Cuiabá passa por uma intervenção do Governo do Estado, mas ainda são frequentes as reclamações pela falta de médicos e também de remédios nas unidades de saúde da Capital.

Em nota, a SES declarou que monitora os casos e está providenciando de forma estratégica a abertura de novos leitos pediátricos para suprir as necessidades regionais de saúde. “Já estão em implementação 30 novos leitos infantis no Hospital Regional de Sinop, sendo 10 intensivos, 15 de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e 5  de retaguarda. A SES também confinanciará 10 leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Rondonópolis”, disse a pasta em nota.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet