Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Acadêmicos de Medicina da UNIC fazem campanha de doação de Medula Óssea

A Liga Acadêmica de Envelhecimento de Mato Grosso – LEMT, em parceira com o Hemocentro de Cuiabá, realizará no dia nove de março o cadastramento de doadores voluntários de ‘Medula Óssea’, no pátio da UNIC, Beira Rio, em frente ao Setor de Atendimento ao Aluno - SAA.


De acordo com o acadêmico, Thiago Potrich, do quinto semestre da Faculdade de Medicina da UNIC, o evento consiste na captação de pessoas que queiram ser doadoras.

A medula óssea é um tecido gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias, leucócitos e plaquetas. Estes transplantes podem ser efetuados em pessoas que sofrem de leucemia.

A doação consiste na coleta de 5 ml de sangue da veia do braço, num gesto que não demora mais do que cinco minutos.

A amostra será submetida a um teste de compatibilidade e adicionada ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea do Brasil - REDOME.

“Tem gente que até se cadastra, mas quando chega à hora de doar, desiste. Eu acho que isso é bem pior para o paciente, esperar tanto tempo e não conseguir", diz Potrich.

É necessário que o voluntário tenha entre 18 e 55 anos, esteja em bom estado de saúde e tenha sua carteira de identidade em mãos para fazer o cadastro.

Thiago reforça a participação de todos. "Quanto mais doadores, é maior a possibilidade de encontrar uma pessoa compatível. Este é o nosso foco".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet