Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Variedades

segurança cibernética

Como proteger suas informações de serem roubadas e vendidas na Dark Web?

Foto: Reprodução

Como proteger suas informações de serem roubadas e vendidas na Dark Web?
Com o crescente uso da internet e o avanço da tecnologia, a segurança cibernética tornou-se uma preocupação cada vez mais importante. Uma das principais ameaças são os ataques de hackers que buscam roubar informações pessoais, como senhas e informações bancárias, com o objetivo de vendê-las na Dark Web. 


Nesse contexto, proteger suas informações pessoais é essencial para evitar ser vítima de fraudes e outras atividades criminosas. 

O que é a Dark Web? 

A Dark Web é uma parte da internet que não é acessível por meio dos motores de busca convencionais, como o Google ou Bing. Ao contrário da Surface Web, que é a parte visível da internet, a Dark Web é composta por sites e conteúdos que não são indexados pelos motores de busca e que exigem softwares específicos para acessá-los, usando recursos que ocultam o endereço IP do usuário para que eles permaneçam indetectáveis.

Frequentemente associada a atividades ilegais, como o comércio de drogas e armas, a Dark Web também é um lugar onde hackers e cibercriminosos vendem informações roubadas, como senhas, números de cartão de crédito e informações bancárias. Essas informações podem ser usadas para cometer crimes, como fraudes financeiras e roubo de identidade.

Quais são as informações que podem ser encontradas à venda na Dark Web?

Uma série de informações estão disponíveis à venda na Dark Web, como mostrado pela ExpressVPN em sua pesquisa. Através de uma tabela criada a partir de especialistas em segurança cibernética que fizeram parte da pesquisa, é visível o ranque de informações mais valiosas vendidas nesta parte sombria da Internet, como senhas de serviços de streaming, dados de e-mails, documentos de identificação e logins de redes sociais.

Itens como passaportes ilegais estão no topo da lista como os mais caros, chegando a custar $3,800, que seria equivalente a R$19.061,87 no Brasil. A pesquisa também mostra que foram encontrados tutoriais ensinando como explorar a vulnerabilidade de sistemas e designs de sites falsos usados para roubar as informações dos usuários.

Existe diferença entre Dark Web e Deep Web?

A Dark Web e a Deep Web são termos frequentemente usados de forma intercambiável, mas elas são distintas em sua natureza e uso. A Deep Web é composta por todo o conteúdo da internet que não é acessível por meio dos motores de busca convencionais. 

Por outro lado, a Dark Web é uma parte específica da Deep Web, onde os usuários podem permanecer anônimos e esconder sua localização, vantagens essas que são usadas em grande maioria para realizar atividades ilegais e contribuir para a venda de informações roubadas.

Sendo assim, a principal diferença entre a Deep Web e a Dark Web é que a Deep Web inclui todo o conteúdo da internet que não é indexado por motores de busca convencionais, enquanto a Dark Web é uma parte da Deep Web que é intencionalmente oculta e que só pode ser acessada por meio de softwares de anonimato e criptografia. 

Aprenda a proteger suas informações na Internet

Precisamos sempre estar atentos a ameaças que constantemente evoluem através de avanços tecnológicos. Você pode seguir cinco passos que o ajudarão a manter sua segurança na Internet e evitar que suas informações sejam roubadas.

1. Crie senhas fortes e únicas

A primeira e mais importante medida que você pode tomar para proteger suas informações é criar senhas fortes e exclusivas para cada conta. Use uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, longas e complexas. Além disso, evite usar novamente senhas que foram trocadas ou repeti-las em múltiplas contas, e não use informações pessoais óbvias quando for criar uma senha, como datas de nascimento ou nomes de membros da família.

2. Limite as informações pessoais compartilhadas online

Não compartilhe informações pessoais sensíveis, como números de cartão de crédito, senhas ou números de Segurança Social em sites ou aplicativos que não são confiáveis. Certifique-se de ler as políticas de privacidade de sites e aplicativos antes de compartilhar informações pessoais.

3. Use autenticação de dois fatores

Habilite autenticação de dois fatores sempre que possível nos aplicativos que você usa. Esta ferramenta fornece uma camada extra de segurança em todas as suas contas online com a opção ativada, exigindo que seja fornecida uma senha e um código de autenticação, que é enviado para seu telefone ou outro dispositivo, para garantir o acesso.

4. Monitore as atividades das suas contas

Esteja atento a atividades suspeitas em suas contas online, como transações não autorizadas, pedidos de redefinição de senhas não solicitadas ou logins de locais desconhecidos. Configure alertas de atividades incomuns em suas contas e monitore regularmente seu histórico de crédito para detectar atividades fraudulentas.

5. Não clique em links suspeitos ou abra anexos de e-mail desconhecidos

Evite clicar em links suspeitos e anexos de e-mail desconhecidos, geralmente eles podem conter malware ou ransomware que podem infectar seus dispositivos e roubar suas informações.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet