Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

NA COMISSÃO DE ÉTICA

Cattani não teme cassação por quebra de decoro e diz que OAB não puniu casos de violência doméstica na instituição

31 Mai 2023 - 14:59

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Cattani não teme cassação por quebra de decoro e diz que OAB não puniu casos de violência doméstica na instituição
Econômico em suas palavras, o deputado Gilberto Cattani (PL) afirmou não temer eventuais punições, como a cassação de seu mandato, por conta de declarações e vídeos publicados nos últimos dias, em que comparou vacas e mulheres e atacou feministas. Nesta quarta-feira (31), ele passou a ser alvo da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa (ALMT), que será instalada para analisar pedido de investigação por quebra de decoro parlamentar.


Leia também
OAB e Defensoria pedem investigação por quebra de decoro e que Cattani seja afastado da presidência de comissão


Sobre o requerimento protocolado pela OAB-MT, Cattani afirmou que a própria instituição que pede punições contra ele não puniu membros que no passado foram acusados de agressões físicas contra mulheres. Questionado sobre qual caso específico estava tratando, o parlamentar, no entanto, não citou nomes.

“Quem pediu a cassação e está tentando punir, tem dentro da instituição esse tipo de atitude e nunca foi feito nada”, disparou.

“A Casa tem que fazer o que precisa fazer. Não tenho medo de nada que eu falo, não tenho medo da verdade. Eu só uso a verdade”, completou.

Apesar de não citar nomes, o caso mais emblemático envolvendo a OAB-MT ocorreu há dois anos e envolveu o então presidente, Leonardo Campos, acusado de agressões contra sua ex-esposa. Léo foi mantido no cargo até o fim do mandato, em 2021.

Comissão de Ética

O requerimento de investigação contra Cattani foi protocolado na manhã desta quarta, pela presidente da Comissão da Mulher Advogada, Gláucia Amaral, e lida na sessão ordinária matutina.

Com isso, os líderes dos cinco blocos irão indicar cinco nomes para compor a comissão, que irá analisar se instala ou não processo disciplinar contra o deputado.

O documento cita ao menos três casos em que Cattani teria atacado a dignidade das mulheres. A primeira situação ocorreu durante a instalação de uma frente parlamentar composta só por homens de extrema direita, contra o aborto.

O grupo, intitulado “pró-vida” pelos próprios integrantes, é composto apenas por deputados homens - 7 no total. Além de condenar o aborto e comparar mulher com vacas, o parlamentar também atacou o movimento feminista. “Quando a minha vaca entra no cio, está no período fértil e o touro cobre a minha vaca, é assim que a gente fala lá na roça, então ela tá prenha, certo? Isso é natural”, iniciou. 

“Agora, eu pergunto para qualquer pessoa: o que é que tem na barriga da minha vaca? Se você pedir para essas feministas, ou para essas pessoas que defendem o assassinato de bebês no ventre da sua mãe, eles vão dizer que lá tem um feto, não um bezerro, assim como elas falam da mulher. Eles usam a palavra feto para desmerecer aquela criança que está ali”, continuou.

No último vídeo, o deputado aparece dizendo ter sido vítima de fake news criada pela imprensa mato-grossense. No início da gravação - que aparentemente era para ser humorístico -, Cattani faz suspense. No começo, sem mostrar diretamente com quem está falando, disse que não teve a intenção de compará-las com qualquer animal.

“Isso foi uma questão que a mídia colocou, como se a gente tivesse comparado vocês e denegrido vocês. A mídia colocou como se eu tivesse comparado vocês com as feministas, o que eu jamais faria”, disse.

Após a frase atacando feministas, a câmera se movimenta e revela que Cattani está se dirigindo a duas vacas em um curral. “Eu jamais iria comparar vocês com feministas, me perdoem, do fundo do coração".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet