Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

DIFICULDADE DE REMOÇÃO

Governo diz que apenas 3,4% das máquinas apreendidas por crimes ambientais são destruídas

Foto: Sema-MT

Governo diz que apenas 3,4% das máquinas apreendidas por crimes ambientais são destruídas
O governo de Mato Grosso informou que de um total de 1.113 máquinas e veículos apreendidos durante operações de combate a crimes ambientais no estado, entre os anos de 2020 e 2023, apenas 38 bens foram destruídos. Ou seja, 3,4% do total de apreensões no período.


Leia também
Operação prende nove de organização criminosa responsável pelo tráfico de drogas no interior de MT
 

A destruição dos bens ocorreu porque estavam em regiões de difícil acesso e não havia a possibilidade de remoção, conforme prevê a Lei Federal de Crimes Ambientais n° 9.605/1998. 

Nesse período, 278 equipamentos e máquinas foram disponibilizados para prefeituras municipais, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Corpo de Bombeiros, entre outras instituições. Na última semana, deputados estaduais criticaram a atuação da Sema por destruir máquinas de uma propriedade rural que já havia sido autuada 6 vezes por cometer crimes ambientais.

Entre os bens apreendidos estão caminhões, tratores e veículos, utilizados no desmatamento ilegal, exploração de floresta nativa em área de reserva legal e incêndios florestais. Também constam na lista de apreensões por crimes ambientais 362 motosserras, 1285 animais e 95 mil metros cúbicos de madeira.

Para monitorar os locais e identificar máquinas e veículos usados em crimes ambientais, a Sema utiliza, além da fiscalização em campo, a Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que usa imagens de Satélite Planet, a qual permite monitoramento diário e alertas semanais de desmatamento. As imagens de satélite de alta resolução identificam o local exato e flagram o desmatamento ainda no início, impedindo que o dano ambiental continue.

Todas as ações fazem parte da política do Governo de Mato Grosso de tolerância zero para transgressões às leis ambientais. Para isso, o Estado investe, em 2023, R$ 77,4 milhões, em equipamentos, veículos e insumos para o combate aos crimes ambientais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet