Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

NO PANTANAL

Vídeo flagra onça-pintada sendo morta a tiros por caçador; animal é devorado por cães

Foto: Ilustração/Bichos do Pantanal

Vídeo flagra onça-pintada sendo morta a tiros por caçador; animal é devorado por cães
Atualizada às 20h30 - Vídeo que circula nas redes sociais desde a quinta-feira (10) mostra um caçador atirando contra uma onça, que cai morte de uma árvore, para depois ser devorada por cães. Conforme apurado pelo Olhar Direto, o crime aconteceu em Cáceres, em uma área rural próxima ao Hotel Baiazinha e ao Rio Paraguai.


Leia mais
Governo diz que apenas 3,4% das máquinas apreendidas por crimes ambientais são destruídas


De acordo com um pesquisador, de identidade preservada, o pescador ainda não foi localizado, mas se trata de um morador local, visto que na região há muitos conflitos entre a população e os animais silvestres, principalmente, os pescadores.

Foi apontado ainda que os pescadores não fazem 'disputas' com os animais silvestres em busca de peixes mas apenas matam devido aos animais invadirem alguns territórios. Existe ainda pessoas que são contratadas por terceiros para conseguirem matar as onças.

“É uma pesca exploratória, onde as pessoas pescam muito, e durante essas ações, acabam ingerindo muito bebida alcóolica e ficando violentas. Fora que eles gostam de matar as onças. Não há respeito pela natureza. Eles entram na casa da onça e fazem o que querem. O Governo precisa colocar mais fiscalização nesses locais e punir esses crimes. A onça é um animal muito importante na região, pois está no topo da cadeia alimentar e ajuda a regular o ecossistema. É o animal que também representa nossa região e o Brasil. As consequências dessas mortes serão muito graves”, disse o pesquisador.

Para denunciar casos semelhantes ou qualquer informação que possa ajudar as autoridades competentes a localizar os caçadores de onças e fazer justiça pela fauna brasileira, a população pode ligar no telefone  0800 065 3839 (Disk Denúncia Sema)

Em nota, a Associação Mato-grossense de Ecoturismo e Pesca Esportiva (Amepe), disse que não há ligação alguma do crime com a pesca esportiva. E afirmou que não há qualquer fato, nem mesmo isolado, de uma pescador esportivo que tenha matado qualquer ofendido qualquer animal da fauna, ainda mais o referido animal de grande importância para o bioma e turismo.

Veja o vídeo
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet