Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

'ELEITA DEMOCRATICAMENTE'

Janaina critica tentativa de cassação de Fabiana e diz que fala de Gilberto Mello é uma ofensa a todas as mulheres

Foto: Rogério Florentino

Janaina critica tentativa de cassação de Fabiana e diz que fala de Gilberto Mello é uma ofensa a todas as mulheres
O deputada estadual Janaina Riva (MDB), presidente da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), usou a tribuna da Casa nesta semana para prestar solidariedade à vereadora de Chapada do Guimarães, Fabiana Nascimento (PRD), conhecida como "Fabiana Advogada", no processo de cassação que ela vem enfrentando no Executivo municipal.


Leia também
Associação publica nota em defesa de vereadora e repudia falas de 'caráter misógino'

Além disso, Janaina manifestou seu apoio a Fabiana no recente episódio em que o secretário de governo, Gilberto Mello, escreveu num grupo de WhatsApp que parlamentar de Chapada tem usado “apetrechos femininos” na tentativa de evitar a perda de seu mandato.  

Com um discurso contundente, Riva disse que a fala do secretário direcionada a Fabiana foi uma ofensa a todas as mulheres, em especial aquelas envolvidas diretamente com a atividade política. 

“Quero registrar que a vereadora foi ofendida por um secretário da prefeitura municipal de Chapada. E quando foi ofendida e é acusada de usar 'apetrechos femininos', essa é uma ofensa que atinge todas as mulheres, especialmente aquelas que sobrevivem na política, um universo extremamente masculino. Não pensem que é fácil para as nossas famílias e para nós mulheres estarmos num ambiente onde somos minoria absoluta”, disse. 

Em nota, a Associação Nacional da Advocacia Criminal em Mato Grosso (Anacrim-MT) repúdio a falas de Gilberto, classificando a declaração do titular da pasta de caráter "misógino" inserida num "covarde machismo institucional".

Além disso, Janaina afirmou que os vereadores tentam, de forma insistente, cassar o mandato de Fabiana sem embasamento, mas através de desculpas. Em sua fala, ela lembrou ainda que o Ministério Público já se posicionou contrário ao processo de cassação que tramita na Câmara Municipal. 

“Imagine na Câmara Municipal, onde um secretário ofende uma vereadora dessa forma e a Câmara insistentemente tenta cassar o seu mandato a acusando de advogar contra o município. Mas como, se o próprio Ministério Público disse que ela não advogou contra o município? Querem cassar uma vereadora eleita democraticamente utilizando uma desculpa que não é verídica”, afirmou. 

“Parabéns à desembargadora Maria Aparecida, que fez jus a ser a mulher que é e determinou que se suspenda qualquer ato de cassação até o julgamento do mérito da ação pelo Tribunal de Justiça”, completou. 

Cassação e devolução de mandato

Depois de dois dias de sessão extraordinária na Câmara Municipal, Fabiana teve o mandato cassado por 9 votos a favor e 2 contra, em razão de um processo que acusou a parlamentar de advogar contra o município. 

A cassação, no entanto, foi suspensa pelo juiz Renato José de Almeida Costa Filho, que apontou erro na votação. No entendimento do magistrado, o processo disciplinar traz três acusações contra Fabiana e que deveriam ser votadas separadamente. Por isso, permitiu que a Câmara de Chapada dos Guimarães realizasse nova sessão, desde que as acusações não fossem votadas em bloco (de uma vez só).

A Câmara de Chapada chegou a convocar duas sessões para cassar Fabiana. Porém, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, da Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo, acatou novo pedido da vereadora Fabiana Nascimento, a Fabiana Advogada (PRD), e determinou a suspensão da última sessão extraordinária da Câmara Municipal de Chapada, convocada para julgar o processo de cassação da parlamentar, marcada para a última sexta-feira (12).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet