Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

ESTIAGEM

Em menos de um mês, 30 municípios de MT decretaram situação de emergência por falta de chuva

Foto: Rodolfo Perdigão/Secom-MT

Em menos de um mês, 30 municípios de MT decretaram situação de emergência por falta de chuva
O período de seca e de temperaturas muito elevadas registradas nos meses de setembro e outubro fizeram com que 30 municípios de Mato Grosso decretassem situação de emergência em menos de um mês.


Leia também
Remoção de blocos e projeto para túnel: Sinfra realiza série de ações emergenciais na MT-251; confira


Levantamento feito pelas edições do jornal da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) publicadas em dezembro e janeiro, mostra que as cidades que estão em alerta são: Novo Horizonte do Norte, Cocalinho, São José do Rio Claro, Sorriso, Confresa, Juara, Campo Verde, Planalto da Serra, Nova Lacerda, Santo Antônio do Leste, Serra Nova Dourada, Água Boa, Comodoro, Conquista D’ Oeste, Santa Carmem, Santo Afonso, Nova Maringá, Bom Jesus do Araguaia, Novo São Joaquim, Itanhangá, Paranatinga, Jaciara, Porto dos Gaúchos, Nova Xavantina, Sorriso, Tabaporã, Diamantino, Porto Alegre do Norte, Araputanga e Canarana.

Em todos os municípios, os prefeitos alegam que a falta de chuva durante o período tem prejudicado a saúde da população, como também a economia local com danos aos produtores, na agricultura familiar, agropecuária e nas propriedades locais.

Em Água Boa, o prefeito Mariano Kolankiewicz Filho destacou que a estiagem frustrou a safra agrícola estimada para 2023, impedindo que os agricultores cumpram seus compromissos e contratos. “Com situação de alerta e endividamento no comércio de insumos local, afetando a economia e a indústria, bem como, causará reflexos sociais para a população”, alertou.

Durante outubro a novembro do ano passado, choveu 47,48% a menos do que o mesmo período em 2022, em Juara. O prefeito Carlos Amadeu Sirena destacou que durante os últimos meses de 2023, a redução no volume e da frequência de dias de chuvas, aconteceu de forma irregular, sendo registrado de 4,0 a 40mm em algumas partes do município e outras localidades, os volumes não ultrapassaram os 5mm.

Em todas as cidades, os prefeitos alegam que adotaram a medida para mobilizar todos os órgãos a atuarem em conjunto e, com ajuda de voluntários, para amenizar o impacto da seca.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet