Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Política MT

ARTICULAÇÃO

Faiad diz que Emanuel terá que convencer vereadores a votar contra a rejeição de suas contas: 'foge ao partido'

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Faiad diz que Emanuel terá que convencer vereadores a votar contra a rejeição de suas contas: 'foge ao partido'
O presidente do MDB em Cuiabá, o advogado Francisco Faiad, disse que o prefeito Emanuel Pinheiro vai ter que convencer os vereadores a não reprovarem suas contas de governo.

 
Leia também
Botelho quer fechar chapa de vereadores para depois discutir vice: 'agora não é o momento disso'

Ele espera que a bancada do partido na Câmara de Vereadores seja contrária ao parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que manifestou pela rejeição do balancete do exercício de 2022.

“Essa é uma questão que o prefeito Emanuel vai ter que trabalhar junto com os vereadores, foge do partido. Nós temos dois vereadores e confio que os dois vão votar pela aprovação das contas”, ressaltou.
Na Câmara, os vereadores de oposição acreditam que as contas serão reprovadas.

O presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, vereador Demilson Nogueira (PP), adiantou que seu parecer seguirá o mesmo entendimento do TCE.

Ele destacou que a Câmara de Vereadores tem a tradição de acompanhar as manifestações da Corte de Contas, por isso, acredita que nas contas de 2022 o mesmo entendimento da Corte de Contas seja mantido.

Demilson lembrou que nas contas de 2021 ele foi o relator do balancete em que emitiu parecer pela reprovação, posição que foi derrubada pelo plenário, que decidiu seguir a prévia do Tribunal, que foi pela aprovação com ressalvas.

Emanuel anunciou que deve ir até o legislativo cuiabano para conversar com os parlamentares, mas não tem previsão de quando vai acontecer a visita e com quem deve se reunir. Há especulação de que o bate-papo deve ser apenas dos membros da base.

Reprovação

Em dezembro, por maioria, o TCE emitiu parecer pela reprovação das contas de gestão do prefeito no exercício de 2022.  O relator das contas de governo, conselheiro Antonio Joaquim, votou pela reprovação do balancete apresentado pela prefeitura após verificar aumento da dívida consolidada líquida, que está no valor de R$ 1,25 bilhão.

Joaquim comenta que apesar do Município ter cumprido os percentuais constitucionais relacionados à Educação, Saúde, repasses ao Poder Legislativo e gastos com pessoal, o documento apresentado demonstrou uma situação financeira “extremamente preocupante”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet