Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

NO UNIÃO BRASIL

Mauro diz que mesmo desobrigados por lei, deputados eleitos irão cumprir acordo de rodízio com suplentes

10 Mar 2024 - 11:45

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Mauro diz que mesmo desobrigados por lei, deputados eleitos irão cumprir acordo de rodízio com suplentes
Presidente regional do União Brasil, o governador Mauro Mendes afirmou que nenhum dos deputados federais e estaduais do partido são obrigados a dar oportunidade aos suplentes, se licenciando dos mandatos. Ponderou, no entanto, acreditar que todos os eleitos irão cumprir o acordo de rodízio firmado ainda na montagem das chapas.


Leia também
Garcia mostra resistência em comentar sobre 'pacificação' com Botelho e diz que ambos conversarão 'no momento certo'


“O rodízio é uma prática natural dos partidos, em função de que no cargo legislativo ninguém se elege sozinho, o político se elege com a ajuda de uma chapa, um grupo. Existe um acordo, o Fábio já permitiu que dentro desse rodízio a Gisela pudesse assumir, o coronel Assis também faz parte e vamos dialogar com a absoluta convicção de que todos irão cumprir”, afirmou, durante anúncio da nova executiva do partido em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (8).

“É um acordo, entretanto se algum deputado não quiser abrir mão, não existe mecanismo legal para obrigar. Mas, tenho certeza de que isso é de bom termo e será cumprido por todos os membros do partido na Câmara e Assembleia”, acrescentou.

De acordo com o chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, na montagem da chapa de deputados federais, em 2022, o acordo entre os candidatos foi de que os eleitos iriam se licenciar por duas vezes durante o mandato – pelo período de quatro meses.

Na Câmara Federal, no entanto, o único que já cumpriu a promessa foi o próprio Fabio, que em julho foi chamado para assumir a Casa Civil e abriu vaga para a primeira suplente, Gisela Simona, na cadeira desde então. Coronel Assis ainda não anunciou quando irá se licenciar.

Os demais suplentes que devem ser beneficiados são: Antônio Bosaipo, Wagner Ramos e Marchiane Fritzen.

Na Assembleia Legislativa, onde o partido tem quatro deputados (Eduardo Botelho, Júlio Campos, Sebastião Rezende e Dilmar Dal Bosco), alguns suplentes já foram contemplados. O primeiro, ainda no ano passado, foi Botelho que se afastou, sendo substituído pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo. Xuxu Dal Molin já foi agraciado na cadeira de Dilmar e, nesta semana, Júlio tirou licença para abrir lugar à vereadora de Juara, Sandy de Paula.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet