Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CONTORNO LESTE

Deputado diz que MT-PAR vai negociar aquisição de lotes no Contorno Leste; órgão nega

11 Mar 2024 - 15:18

Da Redação - Airton Marques / Do Local - Max Aguiar

Foto: Olhar Direto

Deputado diz que MT-PAR vai negociar aquisição de lotes no Contorno Leste; órgão nega
O deputado estadual Wilson Santos (PSD) afirmou que, seguindo determinação do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), a MT-PAR dará início às tratativas para desapropriação da área onde centenas de famílias receberam ordem de despejo, na manhã desta segunda-feira (11), no bairro São João Del Rei, em Cuiabá. Por meio de nota, a MT-PAR negou a informação (confira ao final). 


Leia também
Negociações para tirar famílias de área do Contorno Leste existem desde 2021; políticos tentam acordo


A negociação foi confirmada durante reunião na sede da MT-PAR, no início da tarde desta segunda-feira (11). De acordo com Wilson, o proprietário da empresa Ávida Construtora e Incorporadora S/A, que reivindicou a reintegração, já afirmou a intenção de negociar a venda do lote localizados na região do Contorno Leste.

Além disso, o governo estadual já deixou claro que as famílias que estão sendo retiradas do local, muitas sem destino, poderão ser contempladas com o programa Ser Família Habitação, que prevê subsídio de até R$ 20 mil.

“O governo, por meio do Pivetta, determinou que a MT PAR abra as negociações. Fizemos uma boa reunião e o presidente, Wener Santos, disse que o programa Ser Família Habitação, que destina R$ 20 mil por família, pode ser utilizado para aquisição de lote e entrada de uma residência”, disse, após deixar a reunião.

“O proprietário da construtora falou conosco por telefone e disse que tem interesse na negociação. Se todos os lados têm interesse na negociação, vamos avançar no caminho de adquirir essa área e depois a Caixa Econômica entra com Minha Casa, Minha Vida, construindo um conjunto".

"Essa área é de 16 hectares, ocupada por uma centena de famílias. Ao longo de todo o Contorno Leste, falam de quase 3 mil famílias. Combinamos com o proprietário que vamos contratar duas imobiliárias de credibilidade que farão avaliação dessa área nos próximos dias. Acordamos de ele também contratar uma imobiliária da confiança dele”, completou.

Ainda de acordo com Wilson, caso se concretize, o acordo pode ser seguido em outros casos de invasões ao longo do trajeto do Contorno Leste, uma obra da Prefeitura de Cuiabá.

“Se encontrarmos um modelo de solução nessa área pequena, esse modelo pode ser replicado para outros terrenos. Defendemos o direito à propriedade, que aquele proprietário que provar ser dono, tem direito à indenização. Quero que ele receba aquilo que é de direito dele e, ao mesmo tempo, resolva um grande conflito social que é falta de programa de habitação na capital”, pontuou.

Nota

A MT Par esclarece que a reunião com os deputados estaduais Valdir Barranco e Wilson Santos, nesta segunda-feira (11.03), teve caráter informativo a respeito das modalidades do programa SER Família Habitacional, sem qualquer tratativa para aquisição, pela empresa, de terreno nas proximidades do Contorno Leste, que foi alvo de ação judicial para reintegração de posse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet