Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

MT DADOS

Após apoio declarado de Mauro, Botelho chega a 33% na capital; Abílio tem 19% e Lúdio 14%

Foto: Montagem/OD

Após apoio declarado de Mauro, Botelho chega a 33% na capital; Abílio tem 19% e Lúdio 14%
Nova pesquisa realizada pela MT Dados traz o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho (União), novamente na frente, com 33% das intenções de voto para a Prefeitura de Cuiabá. O deputado federal Abílio Júnior (PL) aparece em segundo, com 19%, seguido pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), 14%.


Leia também
Deputado retorna ao local de reintegração de posse e reforça interesse de Lula em construir conjunto habitacional


Este é o primeiro levantamento do instituto realizado após Botelho ser confirmado como pré-candidato do governador Mauro Mendes (União). Ele disputou o apoio com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.

O vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) foi lembrado por 6% dos entrevistados, enquanto o deputado estadual Juca do Guaraná Filho (MDB) recebeu 4% das intenções de voto. Marcos Ritella e Ulisses Moraes (Podemos) também foram citados na pesquisa, com 1% cada. Brancos e nulos somaram 5% e 17% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder.

Já no segundo cenário, com Lúdio confirmado como candidato da Federação Brasil da Esperança, o que excluiria Stopa da disputa, a tendência de vitória de Botelho se mantém. Ele lidera com 34% das intenções de voto, seguido por Abílio, com 19% e com o petista recebendo 15% da preferência do eleitorado. Juca do Guaraná aparece em quarto, com 4%. Brancos e nulos somaram 7% e 20% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder.

A terceira hipótese testada foi a troca entre Lúdio e Stopa e, nestas condições, o levantamento aponta para a vitória em primeiro turno de Botelho, que dispara nas intenções, atingindo 38%. Abílio segue com os mesmos 19%, enquanto o vice-prefeito de Cuiabá tem 7% da preferência, seguido por Juca com 5%. O indicativo de definição em primeiro turno se dá porque a soma das intenções dos três oponentes é menor do que o índice atingido pelo candidato do União Brasil. Neste cenário, brancos e nulos somaram 9% e 22% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder.

Segundo turno

A liderança de Botelho se consolida em todos os cenários testados de um eventual segundo turno na disputa pelo Palácio Alencastro. Ele vence Abílio por 45% a 21%, Lúdio por 44% a 18% e Stopa por 49% a 8%. O MT Dados também testou possibilidades de segundo turno sem Botelho e se a disputa fosse entre Abílio e Lúdio, o candidato do PL venceria por 25% a 24%. Já se a disputa fosse entre Lúdio e Stopa, o petista levaria a melhor, 27% a 11%.

Abílio lidera quando o quesito avaliado é o da rejeição, quando o eleitor indica em quais candidatos ele não votaria de jeito nenhum. 22% dos eleitores afirmaram não votar, em nenhuma hipótese, no deputado federal. A segunda maior rejeição é a de Juca do Guaraná, com 14%, seguido por Lúdio, com 13%, e Stopa, com 8%. Líder nas pesquisas, Botelho é o candidato que tem a menor rejeição, apenas 5%.

Espontânea

O MT Dados também quis saber da preferência do eleitorado na modalidade espontânea, quando os nomes não são apresentados ao eleitor. Botelho foi citado por 18,3% dos entrevistados, seguido por Abílio com 10,9%, Lúdio com 8,9%, Stopa com 2% e Juca com 1,3%. O chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, Ulisses Moraes e Marcos Ritella foram lembrados por menos de 1% dos entrevistados cada.

A pesquisa do MT Dados ouviu 1.060 eleitores de Cuiabá, entre os dias 7 e 10 de março. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número MT-07478/2024.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet