Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO

Emanuel diz que procuradoria estuda entrar com ação para barrar Comissão Processante

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Emanuel diz que procuradoria estuda entrar com ação para barrar Comissão Processante
O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou nesta semana que a Procuradoria Geral do Município de Cuiabá estuda entrar com uma ação para barrar a Comissão Processante aberta na Câmara dos Vereadores contra ele. O emedebista afirmou que seus advogados estão se debruçando sobre o documento lido em plenário e apoiado por 16 vereadores e destacou a rapidez da Casa de Leis protocolar o pedido da processante apenas um dia depois de seu afastamento. 


Leia também
Por maioria, Câmara de Cuiabá aprova abertura de comissão que pode cassar Emanuel Pinheiro


Na última terça-feira (12), por maioria, a Câmara de Cuiabá aprovou a abertura de uma Comissão contra o gestor, apresentada após Pinheiro ter sido afastado do cargo sob a acusação de liderar uma organização criminosa na Saúde de Cuiabá. O prefeito, porém, retornou ao cargo apenas 3 dias depois por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Emanuel disse que recebeu com decepção e desconfiança a abertura de um processo que, segundo ele, foi pautado e respaldado sobre uma decisão cassada, derrubada e revogada pelo Superior Tribunal de Justiça”. Ele garantiu que a procuradoria do município deve recorrer à Justiça.

“Mesmo e diante desse feito que teve grande uma repercussão em Cuiabá e Brasília, os vereadores nesse ímpeto político, principalmente os de oposição e em virtude das eleições, buscaram mais uma tentativa de atingir, denegrir e atacar o prefeito Emanuel Pinheiro e a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro”, disse em entrevista à Rádio Cultura na última quinta-feira (14).  

“A Justiça em Brasília já deu o primeiro passo dentre tantos outros que está dando, mas esse será mais um passo dado e em pouco tempo a verdade vai aparecer”. A gente está vendo [a possibilidade de entrar com ação]. Isso ainda está muito recente. O processo foi liberado na noite de terça (12) ou manhã de quarta (13), e foi passado para os advogados e para a procuradoria do município”, contou o prefeito. 

O gestor afirmou que os advogados já detectaram “muitos erros" no documento que embasou o pedido de abertura da comissão e que talvez nesse final de semana já tenha um parecer sobre acionar a Justiça para barrar a comissão processante.  “Deixa o pessoal estudar e ler com bastante calma porque não é um processo jurídico, é um processo estritamente político onde a sociedade sabe quais são os reais interesses de vários desses vereadores”.

Segundo Emanuel, o pedido de abertura da comissão processante tem 47 páginas, das quais 4 páginas são o pedido e outras 43 a 45 páginas são a decisão do desembargador Luiz Ferreira que determinou seu afastamento. Ele chamou atenção pelo fato de a do pediro da comissão processante ser protocolado apenas um dia depois a Justiça determinar o seu afastamento. 

“O curioso é que o protocolo da comissão foi feito à 0h38 do dia 5 [de março] e foi retirado o sigilo do processo por volta de 7h, 8h da noite. Estão agindo com uma rapidez extraordinária, então em poucas horas já deram entrada no protocolo virtual da câmara e no dia seguinte, de manhã cedo, já estava lendo a comissão processante. Muitas coisa estranha paira sobre esse processo todo”, finalizou. 

O vereador Wilson Kero Kero, do Podemos, foi escolhido como o presidente da Comissão Processante para cassar Emanuel . A relatoria, por sua vez, será comandada pelo vereador Rogério Varanda (MDB) e Edna Sampaio (PT) completa o trio de investigação como membro. Todos eles votaram favoráveis ao pedido de abertura de investigação contra o prefeito.

Tanto Wilson Kero Kero quanto Rogério Varanda são ex-aliados de Emanuel Pinheiro. Varanda, inclusive, já confirmou que vai deixar o MDB. Ele diz que tomou essa decisão porque a chapa de vereadores para concorrer às eleições municipais será montada por Emanuel. Edna, por sua vez, se diz independente. Eles têm 90 dias para concluir os trabalhos. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet