Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

SOLUÇÃO BUROCRÁTICA

Mauro descarta possibilidade de construir nova estrada de Chapada em menos de quatro anos

09 Abr 2024 - 11:55

Da Redação - Rafael Machado/ Do Local - Max Aguiar

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mauro descarta possibilidade de construir nova estrada de Chapada em menos de quatro anos
O governador Mauro Mendes (União) ressaltou que a obra da MT-030, rota alternativa à MT-251, que liga Cuiabá e Chapada dos Guimarães, deve demorar mais de quatro anos para ser concluída e, por isso, o governo não trata o assunto com prioridade.


Leia também
Júlio acredita que Botelho leva eleição no primeiro turno em Cuiabá: 'temos todo o potencial'


A estrada era estudada por deputados há anos, mas ganhou força em dezembro, quando ocorreram os primeiros deslizamentos de terra no paredão que fica acima do viaduto do Portão do Inferno. Em março, a Assembleia Legislativa derrubou o veto do governador à emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) que garantia recurso de R$ 35 milhões para dar início às obras.

Mauro explicou que apenas para elaboração do estudo de impacto ambiental e autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), são necessários quase dois anos, o que tornaria impossível a possibilidade do início da obra ainda em 2024.

“Fazer a [MT] 030, que é uma expectativa que tem, ela passa no entorno do Parque Chapada dos Guimarães. Portanto, passando em torno do parque, 10 quilômetros, vai demandar um EIA/RIMA e um licenciamento no Ibama. Para elaborar um EIA/RIMA [Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental] dessa natureza, aproximadamente um ano, para tramitar no Ibama, se tudo correr maravilhosamente bem, mas muito bem, mais um ano”, comentou.

Além da burocracia para conseguir a parte técnica, o governador explicou que a obra demoraria mais dois anos devido a sua complexidade.

“Uma obra dessa natureza, subindo o morro, saindo a altitude 200 metros, 800 metros de altura, morrarias [série de morros], vai demandar talvez viadutos, grandes aterros, túneis, alguma coisa para vencer essa diferença de nível para chegar lá em cima num espaço curto. Isso é um esforço de engenharia gigantesco para uma obra dessa. Se correr tudo muito bem, então, nós estamos falando de quatro anos. Não é uma solução, um problema emergencial que pode ser resolvido em 120 dias”, frisou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet