Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Economia

Celso Pinto analisa em artigos erros e acertos da economia brasileira

Do fim da ditadura militar ao governo Lula, a economia brasileira viveu anos de marasmo e também períodos de turbulência e efervescência. Sob Sarney, Collor, Itamar, FHC e Lula, os homens que definem a política econômica acumularam erros e acertos que moldaram a situação atual do país.


A segunda edição (nova e atualizada) do livro "Os Desafios do Crescimento Dos Militares a Lula" (Publifolha, 2009) oferece noventa artigos do jornalista de economia Celso Pinto que contemplam esse período e ajudam a entender a história econômica do Brasil contemporâneo.

O livro está em pré-venda no site da Publifolha. A pré-venda é uma ferramenta que permite que o leitor faça a reserva para compra e receba o livro na data de seu lançamento. A cobrança só é feita após o envio da encomenda.

Os textos publicados na Gazeta Mercantil, na Folha de S.Paulo e no Valor Econômico cobrem o período que vai do fim do regime militar ao governo Lula e são uma rica amostra do trabalho do jornalista, considerado um dos mais importantes de sua geração. A seleção privilegia temas do debate econômico atual, como a anomalia dos juros brasileiros, a expansão dos gastos públicos e a vulnerabilidade de uma economia dependente de capital estrangeiro.

Celso Pinto analisa momentos decisivos da política econômica nas últimas décadas: o Plano Cruzado, o Plano Collor, as políticas de combate à inflação, a criação do Real, as seguidas valorizações e desvalorizações cambiais, a política industrial, o trato dos juros e as diretrizes para o crescimento.

Também estão presentes leituras sobre a renegociação da dívida externa, a criação do Comitê de Política Monetária e o início do regime de metas de inflação. Os dois últimos temas foram incluídos nesta nova edição do livro.

O primeiro artigo data de agosto de 1984. O último, de maio de 2003, quando a carreira de Celso Pinto foi interrompida por uma
parada cardiorrespiratória da qual ele convalesce. O volume tem apresentação de Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central e do BNDES, e posfácio do economista Eduardo Giannetti.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet