Olhar Direto

Terça-feira, 28 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Defensor Público-Geral segue agenda pelo interior e anuncia construção de sedes

A fim de conhecer como funciona a estrutura de atendimento aos assistidos no interior do Estado o Defensor Público Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, não está medindo esforços para visitar todas as Comarcas onde há atuação da Defensoria Pública em Mato Grosso. Em dois meses já passou por 22 Municípios em busca de melhorias tanto na estrutura física quanto humana. Nos locais teve oportunidade de dialogar com os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal.


De acordo com Djalma Mendes, a meta da Entidade é interiorizar cada vez mais as ações do Órgão. "A Instituição tem um papel fundamental para os cidadãos de baixa renda. O nosso compromisso é estimular e tornar constantes as ações, para isso é importante que os poderes constituídos trabalhem em harmonia”, destacou o Defensor Geral.

Na última quarta-feira, quando esteve em Sinop, Mendes recebeu das mãos do Secretário de Governo Ivanildo Ramos um documento em que consta a aprovação pela Câmara Municipal da doação de um terreno de 2 mil metros quadrados. No local será construída no próximo ano a sede própria da Defensoria Pública, o espaço contará com seis gabinetes, salas para psicólogos e assistentes sociais, além de um auditório que poderá ser utilizado pela população em debates e palestras.

De acordo com Djalma, atualmente a Defensoria atua em 67 das 79 Comarcas de Mato Grosso. “É um projeto embrionário já que não temos nenhuma sede própria e alugamos os locais onde os núcleos funcionam atualmente. Daremos prioridade àquelas cidades onde já havia a sinalização das prefeituras com a doação de terrenos quando assumi a administração da Instituição,”pontuou Djalma.

Na cidade de Vera, local onde a Defensora Pública Lidiany Thabda de Oliveira Marques atua há dois meses, o Defensor Geral agradeceu a parceria do Prefeito Municipal, Moacir Luiz Giacomelli, pela viabilização do prédio completamente estruturado para o atendimento à população e aproveitou a oportunidade para tratar com o vice-prefeito de Feliz Natal, Edson Castro, a instalação de um espaço no Município vizinho. Assim, a Defensora de Vera terá como estender o atendimento à população carente daquela região.

Seguindo o exemplo de outras cidades que circundam a BR 163 a prefeitura de São José do Rio Claro também se comprometeu em ceder um prédio onde a, também recém chegada, Defensora Tatiana Almeida de Rezende poderá executar seu trabalho com mais espaço e qualidade para quem procura os serviços da Instituição.

Em Nova Mutum o Prefeito Lírio Lautenschlager ao ver o projeto padrão elaborado pela Sinfra para a construção das novas sedes sinalizou com, além da doação de um terreno, a parceria para execução das obras. “Somos um dos Municípios que mais crescem em Mato Grosso e tenho absoluta certeza da importância dos serviços prestados pelos Defensores Públicos, nossa população merece a construção de um espaço como esse.” Enfatizou o chefe do Executivo Municipal.

Já os prefeitos de Lucas do Rio Verde e Sorriso aproveitaram o encontro com o Defensor Geral para pedir que aumente o efetivo de Defensores atuando nas duas Comarcas. Eles justificam que a região passa por uma fase de crescimento acelerado e que o progresso também traz a necessidade do acesso a Justiça. Djalma explicou que após o concurso público que ocorrerá no dia 18 de outubro com vaga para 25 novos membros será feito um estudo dos locais onde já há atuação da Defensoria e dos que ainda não contam com a atuação do Órgão, após essa análise se buscará atender de imediato à necessidade de todos os Municípios.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet