Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

NOVIDADES

Público cria histórias da Turma da Mônica na internet

Foto: Divulgação

Usuários podem criar as próprias histórias com os personagens da Turma da Mônica

Usuários podem criar as próprias histórias com os personagens da Turma da Mônica

O desenhista Mauricio de Sousa completa hoje 74 anos de idade. Os 50 anos de carreira ele já completou, em julho. E, como uma espécie de Midas dos gibis, continua transformando tudo o que toca em sucesso comercial e editorial.


(www.maquinadequadrinhos.com.br), em que usuários podem criar as próprias histórias com os personagens da Turma da Mônica. O acesso é gratuito. Só paga quem quiser utilizar os pacotes maiores, ao custo de R$ 9,90 por mês.

A Máquina completa um mês de existência e, para surpresa até mesmo de Sousa, os números que começam agora a ser computados são altos: 57 mil histórias criadas por usuários, além de acessos a partir de 62 países diferentes.

"Não inventamos uma máquina, mas uma indústria", resume o desenhista, que gosta de pensar no projeto como formador de novos roteiristas para o mercado de quadrinhos.

Dois dos usuários do site, aliás, foram escolhidos para publicar nas revistas impressas de Sousa. O trabalho de triagem continua, a partir do retorno da Lector.com --empresa responsável pela configuração da Máquina-- e dos votos dos leitores pela rede.

Enquanto colhe os frutos do produto on-line, Sousa tem outros projetos. No Japão, por exemplo, a Turma da Mônica dividirá os quadrinhos com personagens de Osamu Tezuka, o pai do mangá moderno e autor de Astro Boy, no Japão. O gibi deve sair no ano que vem.

Já na Itália, Sousa planeja um desenho animado estrelado pelo craque Ronaldinho Gaúcho, com cerca de 50 episódios.

Na China, o mercado é o de livros paradidáticos, de pré-alfabetização. Um sobre o descobrimento do Brasil saiu em 2007, e agora clássicos da literatura devem chegar às estantes, além de, provavelmente, uma biografia de Aleijadinho. "Pediram uma história sobre superação", explica Sousa.

As novidades não param por aí. O serviço EntreteniMônica, de promoção de eventos com a turminha, começou recentemente a operar. Se der certo, pode virar uma nova empresa.

Mas para que tanta coisa? "Eu tenho pressa", comenta ele. Mas Sousa irá diminuir em 2010 a carga de trabalho no escritório. "Quero fazer outras coisas. Montar uma empresa de pesquisa, uma fábrica de ideias, um escritório de invenções, marcas e patentes, alguma coisa não ligada a quadrinhos", explica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet