Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Economia

Economia

Venda de veículos fecha novembro com queda de 14% em Mato Grosso

A venda de veículos fechou novembro com queda em Mato Grosso. Comparado a outubro, no último mês foram comercializados 14,63% menos automóveis. O déficit é reflexo do fim da isenção total do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). 



De acordo com levantamento divulgado pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv), segmentos de autos, leves, pesados, motos e semi-reboque foram os responsáveis pelos índices negativos. Apenas o segmento de ônibus teve alta.

O comércio de motocicletas, que durante o ano inteiro sentiu os efeitos da crise econômica e da restrição de crédito, continua em baixa porém menos acentuada. Nos meses anteriores, o setor registrou queda entre 20 e 30%. Em novembro o saldo negativo foi de apenas 8,7%. 

Segundo o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo, a expectativa é recuperar a perda nos dois primeiros meses de 2010. "Janeiro e fevereiro são meses de poucas vendas, mas os preços de veículos 2009 terão redução de 4% ou 5% no valor. Nossa expectativa é de que isso alavanque as vendas no início do ano", disse.

Outro fato que deverá aquecer o comércio, de acordo com o presidente, é a eleição do ano que vem. "Ano eleitoral movimenta dinheiro em todo o país, a economia é beneficiada com a circulação de bens e comércio. O segmento de  automóveis deverá ser beneficiado também", prevê Boscolo. 

O IPI reduzido para automóveis continuará valendo até março do ano que vem para os carros bicombustível (flex). 
 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet