Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Economia

Fed diz ser cedo para considerar sustentável recuperação dos EUA

O presidente do Fed (Federal Reserve, o BC americano), Ben Bernanke, disse nesta segunda-feira que ainda é cedo para considerar sustentável a recuperação da economia dos Estados Unidos.


"Ainda temos algum caminho a percorrer antes de termos certeza de que a recuperação será sustentável", disse o presidente da autoridade monetária americana em um discurso no Clube Econômico de Washington.

Bernanke reafirmou sua expectativa de que a recuperação da economia americana continuará em 2010, mas destacou os "desafios formidáveis" que o país ainda enfrentará, como a fraqueza no mercado de trabalho, a cautela dos consumidores em gastar e a restrição na oferta de crédito.

Segundo ele, essas forças "parecem capazes de manter o ritmo de expansão moderado".

Para Bernanke, mesmo o crescimento "modesto" da economia americana em 2010 deve ajudar a reduzir a taxa de desemprego no país, hoje em 10%, "mas em um ritmo mais lento do que gostaríamos".

No mês passado, o Fed previu que a taxa de desemprego deve se persistir em níveis altos no próximo ano, variando entre 9,3% e 9,7%. Para o Fed o mercado americano de trabalho só deve voltar ao normal em cinco ou seis anos.

Como forma de estimular o crescimento da economia, o Fed, além de pacotes de ajuda aos bancos, manteve sua taxa de juros em uma margem de zero a 0,25% --a mais baixa da história da instituição. Na próxima semana o banco realiza sua última reunião regular deste ano, e a expectativa é de que mantenha o atual patamar dos juros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet