Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CPI da Saúde

Equipe inicia análise dos documentos solicitados

O presidente da CPI da Saúde instalada da Assembleia Legislativa, Sérgio Ricardo(PR), começou a analisar das informações que foram solicitadas pela comissão durante os dois primeiros meses de trabalhos tanto para o governo do Estado como para a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.


As solicitações de dados foram feitas prioritariamente em relação aos repasses de recursos, investimentos, compra de medicamentos e compra de serviços de alta complexidade em hospitais filantrópicos e particulares. A equipe técnica da CPI deverá entregar relatórios no dia 25 próximo, os quais e serão analisados pelos deputados. Dois auditores requisitados do Tribunal de Contas vão auxiliar na averigação das planilhas e dados enviados pela Secretaria de Saúde de Cuiabá e pela Secretaria de Estado de Saúde.

De acordo com a assessoria, o deputado Sérgio Ricardo informou que será feito um trabalho minucioso para saber da aplicação de R$ 706 milhões na saúde de Mato Grosso em 2009, o quinto maior orçamento, depois de Educação, Segurança Pública, Administração e Infraestrutura.

Para 2010, o orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa no final do ano prevê R$ 759 milhões. Dessa forma será o quarto maior orçamento, depois de Educação, Segurança Pública e Administração.

“O objetivo da CPI é avaliar como estão sendo gastos os recursos, principalmente o que está sendo repassado pelo governo de Mato Grosso à prefeitura de Cuiabá, e checar se o valor condiz com a demanda de pacientes do interior, pois somente a capital pode comprar serviços de alta complexidade que só são oferecidos no município de Cuiabá”, disse.

Sérgio Ricardo disse ainda que a CPI já conseguiu avanços ao promover pela primeira vez um entendimento entre Estado e município de Cuiabá. “Na reunião realizada em dezembro com o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, e com o secretário municipal, Maurélio Ribeiro, ficou estabelecido um cronograma de encontros entre os dois gestores e suas equipes, para tratar dos problemas inerentes à Saúde Pública”, comentou.

A partir dessa reunião, a CPI estabeleceu a meta da Fila Zero. Conforme o deputado Sérgio Ricardo, Mato Grosso tem hoje mais de 4 mil pessoas aguardando cirurgias de alta complexidade como as ortopédicas, do coração e neurológicas. "Se somarmos as pessoas que aguardam em todo o Estado por exames e consultas de alta complexidade, vamos chegar a um número superior a 100 mil pacientes", revelou o deputado.

Uma das propostas da CPI, acatada pelo governo do Estado, foi a recontratação do Hospital Geral Universitário para a realização de cirurgias de alta complexidade. Mas o deputado acredita que, para solucionar o problema, será necessário um hospital de referência para a Baixada Cuiabana em cirurgias ortopédicas, em cuja fila aguardam cerca de 1,5 mil pacientes.

"Nossa sugestão ao Estado é que adquira o Hospital das Clínicas, que está fechado há muitos anos e pode desafogar bem o atendimento e acabar com as filas que estão matando as pessoas. Muita gente está morrendo sem chegar na sala de cirurgia. As pessoas pagam impostos e merecem um serviço de qualidade", disse Sérgio Ricardo.
 
(As informações são da assessoria)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet