Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Economia

Fipe: preço do etanol em SP subiu 19,86% em 2009

O preço médio do etanol na cidade de São Paulo encerrou o mês de dezembro com uma elevação de 2,62% em relação a novembro, quando havia apresentado variação mais expressiva, de 3,67% ante o mês anterior. As informações fazem parte de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC). Apesar do aumento mais ameno, o valor médio do combustível chegou ao fim de 2009 com uma forte alta acumulada, de 19,86%. Em 2008, a variação havia sido de apenas 1,99%.


De acordo com o coordenador do IPC, Antonio Evaldo Comune, o principal motivo para o movimento de elevação observado no preço do etanol foram as exportações brasileiras de açúcar em 2009, que sofreram influência da quebra de safra da cana na Índia. Como houve uma procura maior no exterior pelo açúcar, o valor do etanol sofreu uma pressão de alta, semelhante à observada no açúcar no mercado interno.

De acordo com a Fipe, o valor médio do açúcar caiu 0,57% na capital paulista em dezembro. Mesmo assim, o produto acumulou uma forte alta de 58,39% em 2009, bem mais intensa que a de 15,29% de 2008.

Outro combustível pesquisado pelo instituto, a gasolina avançou 0,45% em dezembro, mas acumulou uma variação positiva bem menor que a do álcool no ano passado, de 1,89%. Em 2008, o preço da gasolina havia subido 0,55%. "O comportamento atual do álcool já não justifica a utilização do combustível nos veículos flex", avaliou Comune. Ele lembrou que, segundo especialistas, o veículo movido a álcool deixa de ser vantajoso quando o preço do litro do combustível excede 70% o valor da gasolina.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet