Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Turismo

Cuiabá tem espaço garantido na Expo Xangai 2010

Cuiabá é uma das cidades brasileiras que estão com espaço garantido na Exposição Mundial Xangai 2010 (Expo Xangai), evento que será o centro das atenções de todo o mundo durante seis meses, entre os dias 01/05 e 31/10, na China. A Capital de Mato Grosso terá 15 dias para expor sua cultura, o potencial turístico, ciência, tecnologia, comércio. Uma oportunidade única de mostrar ao mundo a cidade que é sede da Copa do Mundo de 2014.


Para falar sobre a Expo Xangai e orientar lideranças políticas e empresariais de Cuiabá, a consultora de turismo, Márcia Grespan Godinho, da Agência Brasileira de Promoção, Exportações e Investimentos (Apex Brasil), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, ministra uma palestra na tarde de hoje (07-01), na Governança Integrada. Participam do encontro o prefeito Wilson Santos e sua equipe, além de entidades representativas do Estado de Mato Grasso.

“O objetivo da palestra é mostrar as opções que Cuiabá vai ter para divulgar todo o seu potencial turístico, cultura e principalmente de negócios. A Expo Xangai 2010 será uma grande oportunidade para atrair investidores, empresas e turistas para a Copa do Mundo de 2014. Por isso é necessário pensar nos melhores vídeos e nas melhores imagens de Mato Grosso, e em especial de Cuiabá”, enfatizou Márcia.

A consultora de turismo avalia que apresentações de danças e comidas típicas, assim como o artesanal regional, podem ser “excelentes” opções de divulgação. “Os chineses em geral não gostam de praias. Quando visitam outros países, eles estão mais ligados na história e cultura de uma determinada região”. A consultora acredita que “com uma boa exposição do centro histórico cuiabano e do Pantanal, a capital mato-grossense levará vantagem em relação a outras cidades brasileiras”.

Márcia Godinho explicou que o Brasil terá um pavilhão de exposições dentro da Expo Xangai, por onde passarão todas as 12 cidades sede da Copa do Mundo de 2014. “Cada sede terá 15 dias para apresentar seus trabalhos, suas potencialidades. A exposição é diferenciada, totalmente moderna e interativa. Através de um sistema virtual, por exemplo, um visitante chinês poderá tocar uma tela e ver as ruas de Cuiabá, o Pantanal, as pessoas, além de receber informações da cidade já traduzidas para o mandarim”, pontuou.

A economiaé outra questão que pode ser trabalhada, segundo Márcia. Ela explica que a China possui um “mercado complexo, onde a política do país possui sérias restrições a produtos estrangeiros”. “O Brasil, entretanto, não tem problemas para comercializar mercadorias com a China”. De acordo com a consultora de turismo, Cuiabá, futuramente, terá ótimos resultados econômicos se expuser produtos em áreas como, a têxtil, alimentícia e industrial.

Sobre a exposição –

A Expo Xangai 2010 é uma Feira de Nações, realizada a cada cinco anos, que apresenta os avanços do conhecimento em temas econômicos, comerciais, políticos, culturais, sociais e tecnológicos. Ela ocorrerá entre os dias 01/05 e 31/10, com 200 países já confirmados. Estima-se que, durante os seis meses de exposição, cerca de 70 milhões de pessoas visitarão a feira.

O Brasil participará da Expo Xangai 2010 com os seguintes temas: “Cidade melhor, melhor vida e “Cidades pulsantes: sinta a vida das cidades brasileiras”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet