Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Turismo

Expo Xangai 2010

Cuiabá assina compromisso com terceiro maior evento do mundo

O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), assinou um termo de compromisso de participação na Feira das Nações, a Exposição Mundial de Xangai (Expo Xangai 2010) na tarde de quinta-feira (7). “Estamos muito entusiasmados. É a primeira grande vitrine internacional e não podemos perder nenhuma oportunidade. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte podem. Cuiabá não”, ressaltou o tucano.


A assinatura do termo de compromisso ocorreu ao fim de uma palestra sobre a feira mundial, conferida pela consultora de turismo Márcia Grespan Godinho, da Confederação da Conventions Bureau e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção, Exportações e Investimentos), órgãos vinculados ao Ministério do Turismo.

Detalhe importante é que quase todos os gastos serão cobertos pelo governo federal. O motivo do grande empenho na feira, que ocorre de cinco em cinco anos, é a divulgação da Copa do Mundo e tentar trazer a exposição para o Rio de Janeiro em 2015.

Na palestra, os participantes descobriram que a Feira das Nações é considerada o terceiro maior evento do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas de Verão. A Expo Xangai já tem confirmada a participação de 200 países e contará com uma estrutura de cinco quilômetros quadrados de extensão.

Ao Brasil está destinado um pavilhão de dois mil metros quadrados. Durante os seis meses de feira – 1 de maio a 31 de outubro – as 12 cidades-sede da Copa do Mundo receberão um destaque quinzenal. Cuiabá terá toda a segunda quinzena de julho para apresentar o que tem de melhor em turismo, negócios e tecnologia para a China e para o mundo.

Nesse período, todo o pavilhão brasileiro estará repleto de imagens e sons em uma amostra virtual e interativa para divulgar a capital e, consequentemente, Mato Grosso. “Um visitante poderá tocar as imagens e solicitar informações da indústria, por exemplo. Ou ver um pedaço de Cuiabá enquanto escuta curiosidades da cidade em mandarim (idioma da China)”, disse a consultora.

Enquanto isso, um restaurante de cardápio regional poderá ser utilizado para encontros privados de negócios. “Na cultura chinesa, presentear e oferecer comida é algo muito importante. É cultural oferecer um jantar para fechar um negócio”, salientou Márcia. Uma sala de reuniões também será oferecida.

Outra grande atração do evento é o Fórum Mundial. Lá, serão levadas discussões temáticas de todas as nações. Caso Cuiabá tenha interesse, também poderá participar apresentando palestra sobre algum dos temas pré-estabelecidos.

Outro motivo de entusiasmo é a expectativa de receber 70 milhões de visitantes na feira, em sua maioria chineses. “O pavilhão do Brasil ficará em frente ao pavilhão dos Estados Unidos, principal destino de turistas chineses. Por isso teremos um grande número de visitas”, afirmou a consultora da ApexBrasil.

Vale destacar que a China é o maior mercado de Mato Grosso. Para o Brasil, 14º no ranking de destinos preferidos dos chineses, é uma ótima oportunidade para atrair turistas.

Além disso, segundo Márcia Godinho, o chinês prefere cultura e natureza ao invés de praia e sol na hora de escolher um destino turístico. “É uma ótima oportunidade para Mato Grosso explorar seu enorme potencial turístico”, afirmou Márcia Godinho na palestra.

Para estar com tudo pronto a tempo de realizar uma boa apresentação e agilizar o envio do artesanato, móveis e das imagens – todo o ‘material básico’ da exposição deverá ser mandado para a China até meados de fevereiro – uma comissão organizadora deve ser formada até quarta-feira da próxima semana (dia 13).

Na ocasião, estiveram presentes membros do staff da Prefeitura, como o secretário de Assuntos Relacionados à Copa e ao Turismo, Pedro Sinohara, o adjunto de Turismo, Jaime Okamura, representantes do governo do Estado, e o diretor de Articulação Interinstitucional da Agência da Copa, Agripino Bonilha Filho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet