Olhar Direto

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Região do Araguaia é contemplada com cirurgias eletivas de Catarata

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) inicia, no dia 20 de janeiro, em parceria com o município de Confresa, 282 atendimentos oftalmológicos em procedimentos cirúrgicos de Média Complexidade ambulatorial e hospitalar visando zerar a fila neste tipo de atendimento na região do Araguaia, que faz parte do projeto de atendimento de cirurgias eletivas.


Segundo o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, o Estado e o município de Confresa selaram esta parceria após iniciar um diagnóstico da situação da saúde ocular na região das pessoas que necessitam de intervenção imediata.

O estado apresentou o projeto junto ao Ministério da Saúde e o município de Confresa buscou apoio do Estado de Goiás, onde selou a parceria com o Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás, cuja ação se iniciou já com a seleção do pessoal e no dia 20 terão início os procedimentos cirúrgicos.

Segundo o superintendente de Atenção em Saúde, Paulo Roberto de Araújo, nos dias 9 a 10 de outubro de 2009 aconteceu em Confresa uma grande campanha de atendimento oftalmológico, que contou com uma equipe multidisciplinar, onde 8 médicos, 2 enfermeiras, 12 técnicos auxiliares e outros 45 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde atenderam 2.577 pessoas da região do Araguaia. Desse total 282 foram priorizados como casos mais graves com necessidade de procedimentos cirúrgicos na recuperação ocular, na cirurgia de Catarata.

Estão sendo atendidas populações de outros seis municípios, além de Confresa: Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Vila Rica e Santa Terezinha, dando uma cobertura do atendimento populacional em oftalmologia de 95%.

“Os atendimentos visam superar as desigualdades de acesso à saúde visual na região e garantir a integralidade na promoção do atendimento à saúde ocular dessa população e, consequentemente, a melhoria de qualidade de vida. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Saúde, que contou com a parceria do Ministério da Saúde, município de Confresa e do Centro de Referência em Oftalmologia do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Goiás (Cerofe)”, explicou Paulo Roberto Araujo.

Segundo a coordenadora de Controle e Avaliação de Atenção a Saúde do estado, Joilce Pinho Grunwald “com essa ação a gestão do estado avança no cumprimento da política nacional de procedimentos cirúrgicos eletivos de Média Complexidade ao mesmo tempo em que consolida sua política estadual no atendimento a saúde ocular. O estado passa a disponibilizar recursos financeiros do projeto estadual homologado em Portaria, tendo em vista que esses municípios ainda não haviam realizado tais procedimentos. Nesta mesma linha o estado vem realizando levantamento regional no intuito de aumentar o atendimento e zerar as filas em Oftalmologia, vez que vários municípios apresentaram projeto junto ao Ministério da Saúde e estado e foram contemplados. Outros municípios que já se encontram com projeto em execução terão prorrogação de prazo para execução, como é o caso de Alta Floresta, Campo Verde, Cuiabá, Pedra Preta, Primavera do Leste e Rondonópolis”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet