Olhar Direto

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Copa 2014

sede

Ao lançar obras em estádio, Aécio põe BH à frente para abrir Copa-2014

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, reforçou nesta sexta-feira o desejo de que a capital mineira seja a sede do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. O chefe do governo mineiro aproveitou o lançamento do início das obras do estádio ...

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, reforçou nesta sexta-feira o desejo de que a capital mineira seja a sede do jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014. O chefe do governo mineiro aproveitou o lançamento do início das obras do estádio Independência, em solenidade nesta sexta-feira, para dizer que a cidade larga na frente na disputa com São Paulo e Brasília.


“Disse e repito, até porque ouvi isso do presidente (da Confederação Brasileira de Futebol) Ricardo Teixeira, Minas Gerais é o primeiro estado a cumprir integralmente o cronograma estabelecido pela Fifa. É por isso que quando falo na possibilidade de abrirmos a Copa do Mundo - até porque há um consenso de que o Maracanã deve fazer o encerramento e concordo com isso - é porque estamos nos preparando para isso”, disse Aécio Neves.

“Não vejo a mesma velocidade, as mesmas decisões tomadas em alguns outros estados. Portanto, não vamos apenas reivindicar com palavras, iremos demonstrar que Minas Gerais, pela sua localização, pode ter espaço de absoluto destaque na Copa do Mundo de 2014”, declarou o governador mineiro, durante assinatura da ordem de serviço do início das obras de reforma e modernização do Independência, localizado na zona leste de Belo Horizonte.

Já o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, foi cauteloso ao abordar a possibilidade da capital abrir a Copa de 2014. “Isso será uma decisão da Fifa. Ela, certamente com a experiência que tem, e a CBF não vão contar com uma única alternativa, porque pode haver algum problema de última hora e a Copa não pode ser adiada. Certamente ter mais de uma alternativa é importante e Belo Horizonte estará entre essas alternativas”, afirmou.

Embora o Mineirão seja o estádio de Belo Horizonte indicado para receber os jogos da Copa de 2014, as obras no Independência são importantes para que a cidade esteja apta para receber o evento. O estádio será uma alternativa para Atlético-MG, Cruzeiro e América-MG mandarem seus jogos enquanto o Mineirão estiver em obras. Outra opção é a Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Independência

As obras do Independência – construído para a Copa do Mundo de 1950 – estão orçadas em R$ 46 milhões, sendo R$ 20 milhões de recursos do estado e o restante da verba concedida pelo governo federal. A previsão é de que a reforma no estádio, iniciada imediatamente, seja concluída em outubro.

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, reiterou que os recursos do governo federal serão repassados pelo Ministério do Turismo, já que o estádio deve receber outros eventos além de partidas de futebol. “Aqui será uma arena multiuso com espaço para convenções e eventos”, observou.

A capacidade do estádio passará dos atuais 10 mil para 25 mil lugares. Serão instaladas cadeiras individuais nas arquibancadas, parcialmente cobertas por estruturas metálicas. O estacionamento também será ampliado e oferecerá 500 vagas, sendo 166 cobertas e 334 abertas. Haverá ainda mudança na estrutura de iluminação e reconstrução dos vestiários.

A reforma do estádio tinha previsão inicial para começar ainda em 2009. O secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa, afirmou que não haverá novos atrasos no cronograma.

“Infelizmente, na administração pública, alguns atrasos acabam sempre acontecendo. Era nosso desejo que essa obra já tivesse começado algum tempo atrás, mas questões burocráticas de liberação de recursos e de aprovação de planilhas fizeram com que apenas agora pudéssemos dar início nessa obra. Mas tenho certeza que o governo vai fiscalizar, vai cobrar”, afirmou.

Segundo Aécio Neves, as obras da Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, serão entregues em março. Na próxima segunda-feira, será assinada a ordem de serviço do início das obras no Mineirão. O governador afirmou que a reforma no estádio que recebe os jogos de Atlético e Cruzeiro começará assim que a Copa do Mundo da África do Sul for iniciada.

Dessa forma, os dois clubes mineiros na Série A poderão jogar até a sétima rodada do Brasileirão em Belo Horizonte, assim como o América terá local para mandar suas partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro no primeiro semestre.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet