Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Pandemia

MT registra 45 óbitos por suspeita de influenza A

Passado o susto do início do surto da influenza A (H1N1) no mundo, pouco se fala da doença. No entanto, os números não param de crescer. Em Mato Grosso, foram registrados até hoje 45 óbitos de pacientes suspeitos pelo vírus. Ao todo, foram notificados 1.412 casos de H1N1 no estado.


Dos casos confirmados da influenza, 28 são de Cuiabá, 14 de Barra do Garças, 13 de Campo Novo do Parecis, 12 de Rondonópolis, 10 de Primavera do Leste, Sorriso e Campinápolis, 9 de Sinop e o restante distribuído em outros 12 municípios.

Os municípios que registraram óbitos são Barra do Garças (2 positivos), Cáceres (1 caso negativo), Campinápolis (3 casos positivos), Campo Verde (3 casos positivos), Campo Novo do Parecis (1 caso positivo), Cuiabá (3 casos, sendo 1 positivo, 1 caso negativo e 1 aguardando resultado), Diamantino (1 positivo), Lambari D’Oeste (1 caso positivo), Mirassol D’Oeste (2 casos, sendo 1 positivo e 1 negativo), Nobres (1 positivo), Nova Mutum (1 caso positivo), Paranatinga (1 positivo), Primavera do Leste (4 casos, sendo 1 positivo, 2 negativos e 1 que aguarda resultado), Poxoréu (1 caso negativo), Rondonópolis (9 casos, sendo 7 positivos, 1 negativo e 1 aguardando resultado), Sapezal (1 caso positivo), Santa Carmen (1 que aguarda resultado), Sinop (1 caso positivo), Sorriso (1 caso positivo), Tangará da Serra (1 caso negativo) e Várzea Grande (4 casos, sendo 2 positivos, 1 negativo e 1 aguardando resultado).

O Ministério da Saúde divulgou a estratégia a ser adotada pelos estados na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe A (H1N1). Segundo as diretrizes do governo federal, a campanha será realizada em quatro etapas com públicos prioritários, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, sendo trabalhadores de saúde, gestantes, população indígena, população com doenças crônicas de base, onde o Brasil incluiu mais dois grupos, crianças saudáveis entre seis meses e dois anos e adultos saudáveis de 20 a 29 anos.

A primeira etapa definida pelo Ministério da Saúde será de 8 a 19 de março e atenderá trabalhadores da Rede de Assistência à Saúde e profissionais envolvidos na resposta à pandemia, dos setores público e privado. O grupo inclui equipes de limpeza, recepcionistas, motoristas de ambulância, médicos, enfermeiros e também trabalhadores de laboratórios e de investigação de campo (como agentes de vigilância epidemiológica). Na primeira fase, será vacinada ainda, toda população indígena.

A segunda etapa vai de 22 de março a 2 de abril e atenderá população com doenças crônicas, exceto idosos. Pessoas com obesidade de grau 3 (antiga obesidade mórbida), doenças respiratórias, doenças cardíacas, imunodeprimidos, diabetes, doenças hepáticas, renais e hematológicas. Ainda na segunda etapa, também serão vacinadas crianças maiores de seis meses e menores de dois anos. Para as crianças serão duas meia doses, a segunda dose deverá ser administrada 21 dias após a primeira dose. As grávidas poderão ser vacinadas a partir desta segunda etapa e ao longo de toda a campanha.

A terceira vai de 5 a 23 de abril e atenderá a população de adultos saudáveis de 20 a 29 anos e grávidas em qualquer período da gestação.

A quarta etapa, que vai de 24 de abril a 7 de maio, atenderá idosos (maiores de 60 anos) com doenças crônicas. Os idosos serão vacinados durante a Campanha Anual de Imunização contra a gripe comum; já os portadores de doenças crônicas tomarão as duas vacinas.

Com informações da Secretaria de Saúde de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet