Olhar Direto

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Economia

Produção de carros no país se mantém firme em janeiro

As montadoras instaladas no Brasil mantiveram a produção firme em janeiro, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira pela associação que representa a indústria, Anfavea.


Apesar do recuo de quase 30 por cento nas vendas em janeiro contra dezembro, o volume fabricado no mês passado na comparação com o mês imediatamente anterior caiu apenas 3,7 por cento, para 243,4 mil unidades, o melhor desempenho para janeiro na história do setor.

Na comparação com o primeiro mês de 2009, quando as montadoras ainda sentiam os efeitos da crise econômica global, a produção brasileira de veículos teve expressiva alta de 31,6 por cento.

Segundo a Anfavea, as vendas de veículos, comerciais leves, caminhões e ônibus no país em janeiro recuaram 27,2 por cento sobre dezembro, mas subiram 8 por cento ante janeiro de 2009.

Em termos de média diária de comercialização, o desempenho em janeiro também foi o melhor já registrado para o mês. A média diária de vendas em janeiro foi de 10.666 veículos contra 13.954 em dezembro e 9.403 mil um ano antes.

"As vendas sempre caem em janeiro sobre dezembro. Com essa média diária, podemos dizer que foi um excelente janeiro", disse o presidente da associação, Jackson Schneider, a jornalistas.

De acordo com Schneider, nos últimos 10 anos o recuo médio nas vendas de dezembro para janeiro é de 28 por cento.

Para ele, as vendas de fevereiro não deverão mostrar desempenho positivo na comparação mensal em virtude do menor número de dias de vendas do mês e da incidência do Carnaval. Mas em março ele espera um forte desempenho em antecipação ao fim do desconto do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre veículos.

Os estoques de veículos novos em pátios de fábricas e concessionárias em janeiro era de 259.289 unidades --o equivalente a 36 dias de vendas--, ante 245.253 unidades --ou 26 dias de vendas-- em dezembro.

Schneider afirmou que a associação não trabalha com possibilidade de o desconto do IPI ser prorrogado novamente.

Janeiro foi o sétimo mês consecutivo de aumento no número de empregos das montadoras. O mês passado terminou com 126.221 postos ocupados.

A Anfavea manteve suas previsões para 2010, em que espera aumento de vendas de 8,2 por cento, para 3,4 milhões de veículos. A produção deve apresentar alta de 6,5 por cento, para 3,39 milhões de unidades, e as exportações devem ter incremento de 11,5 por cento, para 530 mil veículos.

As exportações em janeiro foram de 725 milhões de dólares, queda de 17,7 por cento na comparação com dezembro, mas salto de 65,9 por cento sobre janeiro do ano passado. Em unidades, as vendas externas totalizaram 44,8 mil unidades no mês passado, número 17 por cento menor que o registrado em dezembro, porém o dobro do verificado em janeiro de 2009.

Para Schneider, o desempenho das exportações "foi até positivo".

RANKING DE VENDAS

A Fiat vendeu 45.209 veículos e comerciais leves em janeiro, queda de 31,5 por cento na comparação com dezembro.

A Volkswagen comercializou 39.282 unidades nessas duas categorias no mês passado, redução de 32,2 por cento contra dezembro.

A GM, enquanto isso, teve vendas de 44.114 carros e comerciais leves em janeiro, 17,9 por cento menor que no mês imediatamente anterior.

A Ford apresentou vendas de 22.498 unidades em janeiro, diminuição de 22 por cento ante dezembro.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet