Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Creatio participa de Encontro Técnico com gestores no TCE

Cerca de 600 pessoas entre prefeitos, vereadores, secretários municipais e funcionários administrativos estiveram reunidos na escola Superior de Contas de Mato Grosso para o Encontro Técnico com o Tribunal de Constas do Estado. O evento organizado para orientar os gestores municipais na prestação de contas, apresentar o Portal do Cidadão e estreitar a relação do Tribunal com os municípios, foi aberto pelo presidente do TCE, Antônio Joaquim e contou com a participação de Conselheiros, Presidente da Associação de Municípios de Mato Grosso, José Aparecido dos Santos, da União das Câmaras Municipais, Aluísio Lima, Secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes e o presidente da Oscip Instituto Creatio, Luciano Mesquita.


O Instituto Creatio é parceiro do Tribunal e atua na elaboração e implementação do Planejamento Estratégico, cujas inovações já estão em andamento na instituição. Além da parceria com o TCE, o Creatio ainda é parceiro de municípios como Confresa, Pontes e Lacerda, Cáceres e Tangará da Serra, entre outros.

O prefeito de Tangará da Serra esteve presente no encontro e ressaltou a importância do Instituto Creatio no município. "Fomos buscar a experiência do Creatio no trabalho voltado para o campo para que principalmente a pequena agricultura tenha grande desenvolvimento", explicou Júlio César Ladeia.

O campo também é a área de atuação, há um ano, da parceria entre o Instituto Creatio e a prefeitura de Confresa. O Prefeito Gaspar Domingos Lázari, que acabou de assumir a administração da cidade, disse que espera que o Creatio dê suporte à agricultura. "Confresa possui seis mil famílias assentadas e a estruturação e o suporte são importantes para manter o pequeno produtor no campo", explicou o prefeito da cidade com maior número de assentados em Mato Grosso.

O encontro do TCE também foi uma oportunidade para o Instituto Creatio fortalecer os laços com alguns destes parceiros e apresentar seu trabalho a outros municípios. Como é caso dos prefeitos de Indivaí, Nova Nazaré, Campos de Júlio, Nova Marilândia e Acorizal.

O encontro promovido pelo Tribunal teve como um dos pontos principais o lançamento do Portal do Cidadão, no qual estará disponível para consulta dados de toda a movimentação financeira das prefeituras.

A prefeita de Alta Floresta, Maria Isabel Alfonso, falou sobre a importância do esclarecimento para que as prefeituras saibam direcionar suas verbas e prestar contas. "O TCE deve sim fiscalizar, mas o principal objetivo deve ser de orientação. Existem muitas normas, leis que, se mal interpretadas, podem comprometer toda a administração", afirmou.

O presidente do TCE, conselheiro Antônio Joaquim, enfatizou a importância das ferramentas de gestão que estão sendo implantadas no órgão. "Estas ferramentas que nós estamos lançando são um fortalecimento muito grande do controle social. Agora com o Portal do Cidadão, as pessoas vão poder ter acesso on line às despesas e receitas de cada município, aos contratos de obras públicas, aos resultados de políticas públicas nas áreas de Saúde e Educação, enfim isso vai melhorar muito o controle social".


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet