Olhar Direto

Terça-feira, 14 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Agora é oposição

PDT vota por entrega imediata de todos os cargos a Chico Galindo

A executiva municipal do PDT acaba de votar, na manhã desta quinta-feira (29) pela entrega imediata de todos os cargos comissionados e da Secretaria Municipal de Cultura ao prefeito Chico Galindo (PTB). Dos nove membros da executiva, oito estiveram presentes. De sigla da situação, apesar dos entraves e do longo “vai o racha” dos últimos meses, o PDT agora é oficialmente oposição.


Os pedetistas possuidores de cargos têm 48 horas para entregá-los. Caso não queiram fazê-lo, devem, dentro do mesmo prazo, entrar com pedido de desfiliação, ou correm o risco de serem ‘enquadrados’ por infidelidade partidária.

As dúvidas sobre permanecer ou não na base situacionista do executivo municipal vinham sendo discutidas desde muito antes de ex-prefeito Wilson Santos (PSDB) deixar o cargo para Chico Galindo. No entanto, as próprias divergências internas do PDT foram protelando qualquer definição.

Outra orientação discutida nesta quinta-feira é que a bancada do legislativo municipal, formada por Toninho de Souza e Adevair Cabral (que está na Secretaria de Cultura, mas com volta prevista para a Câmara na próxima semana) vote pela abertura de duas CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito), da Sanecap e da Saúde.

Na reunião também foi definido que os vereadores não poderão aprovar projetos encaminhados pelo poder executivo municipal sem que haja o aval do partido. Toninho permanece coordenador da bancada da sigla na Câmara.

O PDT também designou hoje Alonso Alcântara de Moura como nome para acompanhar e fiscalizar todas as votações da bancada de vereadores.

O caso Adevair e Cintra

Outra polêmica que vem ‘rondando’ o PDT nos último dias é em relação a Adevair Cabral e Sérgio Cintra. O primeiro, eleito vereador, afastou-se do cargo há alguns meses para conduzir a Secretaria de Cultura de Cuiabá.

A cadeira na Câmara foi ocupada, então, por Cintra. Neste momento, Adevair volta ao legislativo e, segundo fontes do PDT, ele teria indicado Cintra para substituí-lo à frente da secretaria. No entanto, no último dia 22, a executiva municipal do PDT indicou oficialmente o nome de Paola Reis para substitui Adevair. No entanto, o prefeito Chico Galindo teria seguido a indicação de Cabral.

“O Cintra foi indicado sem que o partido fosse consultado. Foi indicação pessoal do Adevair. O partido não vai aceitar essa falta de respeito, aqui não é a ‘casa da mãe Joana’”, disse uma das fontes ao Olhar Direto.


Agora, com a decisão da entrega imediata dos cargos, a orientação é que, caso Cintra e Adevair sejam “desobedientes” com o partido, não entregando os cargos, sejam levados até a comissão de ética, com risco de serem expulsos da sigla.

Atualizada às 11h35
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet