Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Olynto Gonçalves

plástica, beleza e saúde

Dr. Olyntho Gonçalves fala sobre os benefícios de amar: "O amor é fundamental!"

Foto: Arquivo Pessoal

Dr. Olyntho Gonçalves fala sobre os benefícios de amar:
Vou te contar,
Os olhos já não podem ver,
Coisas que só o coração pode entender,
Fundamental é mesmo o amor,
É impossível ser feliz sozinho...
(Vinicius e Tom Jobin )


O mundo moderno está assim, trazendo essa avalanche de conforto, tecnologia, sofisticação porém em contra partida , ao mesmo tempo, nos leva e nos subtrai momentos realmente imprescindíveis de reflexão, de relaxamento, de dedicação ao próximo, dedicação aos familiares, as pessoas que estimamos chegando ao ponto máximo de esquecermos até de nós mesmos.

Leia mais:
Doutor Olyntho Gonçalves concede entrevista para programa de TV e fala sobre as precauções para cirurgia
Cirurgião Olyntho Gonçalves faz reflexões sobre a cirurgia plástica e a busca pela perfeição

A competitividade em todas esferas está a largos passos por que não dizer voando baixo e acelerado mesmo. Diante disso há naturalmente um aumento significativo, exacerbado de horas trabalhadas, longas jornadas, curtos prazos a serem cumpridos, grande número de reuniões, cursos, especializações, provas, viagens, além das inúmeras e perturbadoras chamadas de celulares, recebidas, perdidas e não retornadas . Vivemos assim, neste verdadeiro “tsunami” de emails emensagens pelo SMS, Facebook , Whats App , Tinder , Instagran e outros. Ufa! cansei só de escrever! E assim é a vida atual para a maioria que está lendo este texto agora, uma tensão constante, vivemos “on line” para o mundo. Tudo isso acaba por desestabilizar o bem estar, desequilibrando seu eu, que invade nosso ambiente familiar causando perturbações até nos feriados e finais de semana. Pergunto- me aonde estaria o tempo reservado a alimentação saudável, ao lazer, a vida familiar, ao esporte e ao principal, o amor ? Sim, o ser humano é um ser puramente afetivo e movido pelas paixões, sexo e amor são fundamentais. Lembrei me agora de outra canção, desta vez do Lulu Santos quando diz :

Hoje o tempo voa amor,
escorre pelas mãos,
mesmo sem se sentir,
que não ha tempo que volte amor,
vamos viver tudo que há pra viver,
vamos nos permitir ...


Devemos reverter esta situação, revendo muitos conceitos do bem viver, priorizar realmente o que é importante na nossa vida, até porque se raciocinarmos bem ninguém demora muito tempo neste planeta Terra não é mesmo? Se fôssemos eternos até teríamos uma justificativa. O bem estar físico e psicológico influem diretamente na coisa mais preciosa que Deus nos deu, a saúde. Como médico acredito ter uma obrigação, uma missão de alertar as pessoas que a mim chegam e não somente resumir uma consulta puramente em cirurgia plástica.

É fato de que a cirurgia plástica pode por si só melhorar muita coisa no aspecto físico e psíquico. Porém procuro completar de uma forma aconselhadora o paciente, em mudar hábitos que podem trazer reais benefícios a sua saúde de uma forma global . Pra enumerar, alguns dos diversos mal feitores deste mundo estão: o cigarro, álcool, drogas, gorduras de má qualidade, açúcar, sal, fast food, sedentarismo, trabalho em excesso, stress etc.

Quando iniciei dizendo que o amor é fundamental, é porque, como eu digo sempre, as pessoas precisam muito de amor próprio, não percebem que perdem e consomem o tempo valioso com supérfluos. É imperativo que desenvolvamos a auto-estima, e é sabidamente certo que quando gostamos mais de nós mesmos, tornamo-nos até mais bonitos. As pessoas que estão a nossa volta percebem muito bem isso, pois este bem estar pessoal, exala e deixa transparecer aos nossos pares
.
O trabalho pode ser super benéfico quando não esta associado a atitude mental de obrigatoriedade, algo como castigo, que foi imposto e quando a mente esta associada a idéia de obrigatoriedade , mesmo os trabalhos mais interessantes podem se tornar um martírio . Dai a importância de amarmos o que estamos fazendo. Se o amor não estiver presente em nosso trabalho, a vida não estará presente e consequentemente estaremos nos exaurindo gradativamente. O amor é tão significativo que quando fazemos algo puramente por amor sem recompensa material somos chamados de amadores não é mesmo? Acho linda esta palavra diferente do profissional: amador.

Além do amor pelo trabalho, pelo esporte, objetos, por Deus, por amigos, pais filhos e familiares existem também o amor, a paixão entre os seres humanos, este que faz com que pessoas se transformem se sintam mais vivas, acesas, sendo um dos combustíveis principais da vida. Havendo este interesse por outra pessoa o organismo sofre tranformacões orgânicas tentadas serem explicadas quimicamente por cientistas onde estudam flutuações hormonais de neurotransmissores que produzem bem estar, numa “onda” trazida pelas serotoninas, endorfinas, dopaminas testosteronas e outras substancias mágicas transformadoras e criadoras do prazer.

O que temos que entender é que assim é o amor, indefinível, incompreensível, não avisa quando chega ou quando parte não tem hora certa, não existe fórmula que o explique, algo totalmente sem razão.

O amor é algo muito maior, não podendo coexistir com sentimentos antagônicos como, egoísmo, brigas, ciúmes, prisão da pessoa ao seu lado numa forma de anulá-la para a vida, muito pelo contrário o amor dá liberdade e mais brilho a vida.

O amor verdadeiro não precisa de cobrança, não se ama por decreto nem por obrigação, até mesmo a reciprocidade não é necessária pra que ele exista, pode se amar somente um lado e mesmo assim continua sendo amor. Nem todo amor tem que se transformar em relacionamento, casal ou amantes, pois ele não precisa disso pra existir, é superior, é sentimento maior.

Então não percamos tempo, vamos nos amar, amar a vida, a natureza, amar ao próximo, amar a Deus sobre todas as coisas, isso nos fará enxergar tudo de outro ângulo e saibamos que todas nossas dificuldades e tormentos da vida cotidiana deixarão ou pelo menos ficarão bem mais suaves pra superarmos. A ordem seria como sempre dizem alguns amigos meus:

- Vamos viver, vamos viver, e eu completaria, vamos amar, vamos amar!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet