Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Olynto Gonçalves

beleza e cirurgia plástica

Cirurgião plástico fala sobre rinoplastia: uma cirurgia que deve ser estruturada como um projeto arquitetônico

Foto: Reprodução / Ilustração

Cirurgião plástico fala sobre rinoplastia: uma cirurgia que deve ser estruturada como um projeto arquitetônico
A rinoplastia é um procedimento de grande importância na cirurgia plástica, pela posição central do nariz na face e pela importância funcional do mesmo, além de ser uma área que não se esconde, encontrando se no meio do rosto.

Leia também:
Bumbum brasileiro: cirurgião Olyntho Gonçalves fala sobre as próteses de glúteo

 A busca para uma harmonia do dorso, ponta e raiz nasal, bem estruturados, a longo prazo ainda é um desafio para qualquer cirurgião plástico, sendo uma das cirurgias que mais exige  habilidade e experiência dos mesmos.

Cada dia que passa as queixas nos consultórios aumentam, assim como os procedimentos que podem ser atribuído graças aos avanços das técnicas com menor efeito lesivo e consequente diminuição do tempo de recuperação. Sem falar no índice recorde de satisfação por parte dos pacientes nesses procedimentos.

Toda evolução técnica no sentido de melhorar os resultados deve ser incentivada e acompanhada pelos cirurgiões. A rinoplastia aberta estruturada (open rhinoplasty) tem se tornado a técnica de escolha de diversos autores. Independente da via de acesso, os enxertos são ferramentas essenciais para estruturação nasal, e isso é ponto pacífico mesmo para os que defendem a antiga técnica fechada.

O que são enxertos? São pequeninos pedacinhos de cartilagens e ou osso como "tijolinhos" que lançamos mão pra mudar, construir, estruturar e reforçar essa parte complexa anatômica facial chamada nariz. Estes enxertos são retirados principalmente do próprio septo nasal, orelhas e costelas.

Sempre comparo a cirurgia plástica nasal como se um marceneiro construísse uma porta com "madeira verde", ou seja, hoje ela pode fechar bem e estar bem articulada, porém amanhã não mais. Não podemos afirmar com certeza se não haverá modificação nesse nariz durante o processo de cicatrização, e também as possíveis mudança de lugar e reabsorção dos enxertos mas de qualquer forma eles são nossa segurança pra minimizar tais efeitos indesejáveis.

Existe também outras formas de se usar os enxertos podendo ser picados, envelopados ou não ou simplesmente em filetes como gravetos enrolados e "amarrados" pelas pontas com fios de sutura cirúrgica.

Os enxertos em forma de filetes, com dimensão longitudinal dominante, tornam-se mais objetivos no preenchimento da raiz e do dorso nasal. São capazes de definir o dorso, como uma consequência natural da sua forma, mas se fazem praticamente imperceptíveis à palpação por serem finamente particulados, flexíveis, sem memória ou força elástica que vença a fibrose e a pressão do revestimento cutâneo ao seu redor. Acredita-se também que sofra menos absorção ou perda em relação ao enxerto picado, por preservar mais unidades de condrócitos com matriz cartilaginosa íntegra.

Ou seja, como vocês podem ver o tempo todo na cirurgia do nariz falamos em estrutura, sustentação , reforço e preenchimento levando nos a pensar numa construção de uma casa um edifício, reportando nos a termos da engenharia estrutural e arquitetura que analogicamente podemos comparar com  alicerces, vigas , colunas, cintas, etc!

Realmente existe uma gama de técnicas pra se melhorar esteticamente e funcionalmente um nariz, hoje em dia cada vez mais tudo fica mais minucioso e delicado como se o cirurgião plástico fosse um ourives  trabalhando as pequenas peças como  uma joia. Alem da estrutura, também existe a fase de acabamento como nas obras e construções, onde os designers de interiores e arquitetos mais antenados, não só vislumbram a beleza e questão ornamental por si só,  quanto a funcionalidade e desempenho de todo material e objetos usados nessa "decoração". Da mesma forma assim também pensamos nós cirurgiões plásticos.

Sempre discuto e colho informações sobre harmonia facial e nariz e suas relações com meu amigo e excelente profissional o cirurgião buco maxilo Dr Wissem Khalil que também defende o uso de enxertos numa melhor previsibilidade dos resultados a longo prazo .

Acredito que a rinoplastia é mais ou menos isso podendo ser vista analogicamente a uma obra arquitetônica e quando observada por essa óptica moderna contemporânea e com diagnósticos prévios precisos podem trazer resultados muito interessantes, muita harmonia facial e mais beleza, pois afinal o nariz querendo ou não é o "centro do universo da face".

Um nariz belo é aquele que não só impressiona os observadores pelas linhas estéticas, mas que sobretudo respiram bem.

Afinal essa é a sua principal função.

*Olyntho Gonçalves - Cirurgião Plástico Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Membro Efetivo da Associação dos Ex Alunos do Prof. Ivo Pitanguy – AEXPI. Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica RJ- PUC.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet