Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Olynto Gonçalves

plástica, beleza e saúde

Dr. Olyntho Gonçalves faz homenagem póstuma a seu mestre, Ivo Pitanguy

Foto: Arquivo Pessoal

Dr. Ivo Pitanguy e Olyntho Gonçalves

Dr. Ivo Pitanguy e Olyntho Gonçalves

 Ao mestre com carinho:

" Há dois tipos de artista , aquele que faz do sol uma simples mancha amarela e o que de uma simples mancha amarela faz o sol" ( Pablo Picasso)


Creio que assim ele o fez e pode transformar manchas amarelas em sóis pois em sua vida tanto foi iluminado quanto iluminou.

Muito complexo iniciar um artigo de despedida para um ser humano que tanto significou, significa e significará pra mim pro resto da minha vida .Por descuido ou por um conforto mental, esqueci me de lembrar que um dia ele também partiria daqui, como qualquer outra pessoa comum. A morte ludibria-nos, engana-nos, nos trai, deixando nos por um instante, ilusioriamente , esquecermos dela . Mas a mesma vem sorrateira implacável e nos pega desapercebidos mesmo pra aqueles que julgamos "imortais". Pois pra mim o professor Pitanguy, seria mesmo um "high lander" destes "super heróis " que não morreria jamais nos meus devaneios.

Sinto agora um aperto no peito colocando estas palavras neste texto pois é uma despedida triste do mestre que tudo me ensinou e os quais levarei adiante e se tiver capacidade um dia, poderei também transmitir a alguém que se interesse . Pois a ciência não morre, eterniza se dentro dessa corrente, quiçá infinita.

E assim se foi , nesse último sábado dia 6 de agosto de 2016, parou o coração de um homem que foi sem dúvida nenhuma o maior Cirurgiao Plastico do mundo que já pudemos conhecer , o doutor Ivo Helcio Jardim de Campos Pitanguy. Ele fez do Brasil a principal referência mundial em cirurgia plástica tanto na área estetica como de reparação. Conseguiu transformar a vida de milhares de pessoas famosas e não famosas além de formar gerações de discípulos que atualmente seguem suas técnicas e que aprenderam com ele a respeitar e valorizar a auto estima de seus pacientes.

Um homem sempre além de seu tempo , de vanguarda por excelência , visionário e sensível e que desde a infância amava a poesia, literatura, música, pintura, escultura, as artes de uma forma geral. Dono de uma bagagem cultural vastíssima, poliglota embrenhou se também pela área dos esportes onde praticou diversas modalidades como Jiu jitsu, esqui na neve e aquático, yoga, tênis, mergulho submarino, por fim faixa preta em caratê no nível terceiro dam além de pilotar aviões e lanchas.

Destacou -se no âmbito das letras como escritor o que o fez nada mais nada menos que ocupar uma das cadeiras mais importantes da nossa Academia Brasileira de Letras a cadeira que pertenceu a José Bonifácio tornando-se um dos nossos "imortais".

Apesar de acostumado a viver entranhado dentro da beleza, uma frase que sempre gostava de dizer e que me intrigava era de que não sabia, apesar de todo conhecimento , definir "beleza" num só conceito sumário , mas muito mais fácil era reconhecê la quando era encontrada . Depois de tempos pude metabolizar isso e pude cair em mim e entender a questão justamente porque a beleza é algo realmente divinal, e como Deus , é complexo definir , porém tão simples de sentir quando o desejamos.

Ate no nome soube ser brasileiro, autêntico e vero , pois para quem não sabe, Pitanguy é um nome indígena Caiapó que quer dizer Rio de crianças . Pode ser esta a explicação do seu espírito tão jovem, e que trazia nos olhos um brilho incessante, insaciável, pelo colorido da vida.

Agradeço a Deus todos os dias de ter tido a oportunidade de hoje ser um de seus discípulos . Pra ser sincero já cheguei a me beliscar quando ao seu lado dividia , o mesmo campo operatório , emociono-me so de lembrar a primeira vez . É muita realização pra mim , que sai de Cuiabá rumo aos estudos no Rio de Janeiro poder receber diretamente deste ícone , seus mais nobres ensinamentos e poder vivenciar esse contato direto com meu idolo que se tornou meu mestre . Nem sei mais o que dizer , vai em paz mestre descanse, você merece ! Adeus !!! Ou melhor arrivederci !!!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet