Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer profiteróles com chocolate, sorvete e caramelo

Foto: Stéfanie Medeiros/ Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer profiteróles com chocolate, sorvete e caramelo
Profiteróles com chocolate, sorvete e caramelo

Rendimento: 08 porções
Tempo de preparo: 2 horas



Ingredientes

Massa do profiteróles:

130 g de leite
125 g de água
100 g de manteiga
05 g de sal
15 g de açúcar
150 g de farinha de trigo
04 ovos

Para o recheio:

200 g de chocolate ao leite picadinho
80 g de creme de leite
50 g de mel

Para o caramelo:

180 g de açúcar
80 ml de suco de laranja coada

Preparo da massa: Em uma panela, coloque o leite, a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Leve ao fogo até abrir fervura. Retire a panela do fogo e adicione a farinha de trigo, imediatamente misture muito bem mexendo vigorosamente. Volte a panela ao fogo e cozinhe em fogo baixo essa massa até começar a soltar do fundo da panela. Vire essa massa em uma bacia e vá adicionando os ovos um a um misturando muito bem. Se quiser acrescente um pouco de baunilha. Cubra a massa com filme plástico e deixe esfriar na geladeira por 2 horas. Só então coloque a massa dentro de um saco de confeitar e faça as rosáceas em uma assadeira forrada com papel manteiga untado. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 30 minutos ou até dourar. Retire do forno, passe para uma grade p/ deixar ventilar e esfriar antes de rechear.

Caramelo: Derreta o açúcar lentamente sem deixar dourar muito, adicione o suco de laranja e deixe reduzir até um ponto de caramelo. Reserve fora da geladeira até o momento de usar.

Preparo do recheio: Coloque o chocolate picado, o creme e o mel em uma tigela, leve ao microondas e cozinhe por um minuto. Retire, misture bem e se ainda restar algumas bolinhas volte a aquecer por mais 15 segundos, misture bem, cubra com filme e deixe esfriar na geladeira por 1 hora. Então coloque em um saco de confeitar e recheie cada profiteróles. Monte de 2 a 3 profiteróles por pessoa, uma bola de sorvete de sua preferência e regue com caramelo.



Por que escolhi esta receita?

Porque acho uma super idéia para qualquer ocasião, pode-se rechear com qualquer coisa, doce de leite, sorvete, cremes, sempre vai ficar muito gostoso! Eu gosto muito dessa massa ( a mesma utilizada para a tradicional Saint Honoré, uma das minhas preferidas)! A massa pode ficar na geladeira até 3 dias bem acondicionada sem problemas, além de tudo é prática!!!!!

História do profiteróles

Esta maravilhosa sobremesa tem origem num passado muito distante, a primeira vez que se ouviu falar foi no período Renascentista. Caterina de Medici, italiana, futura rainha da França, ao se casar com Henrique II, pede ao seu “chef” de cozinha que mantenha seus hábitos culinários e as receitas da sua terra, a TOSCANA. Passado um tempo, seu “chef” Popelini já com uma fama considerável devido a solicitação de Caterina em manter os hábitos da cozinha toscana, inventa essa sobremesa atualmente amada por todos nós. Em 1540 ele inventa a massa e cria seus primeiros profiteróles recheados. Essa saborosa sobremesa alcança a merecida fama somente no século XVII, quando se inicia verdadeiramente a tradição da confeitaria.
Só por curiosidade a massa no Brasil é conhecida como “bombinhas”, em italiano se chama “bignè” e os franceses preferem chamá-la de “choux” que significa repolho, simplesmente porque se parece com a forma de um repolho.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet