Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Chef Eliane Carvalho

Receitas & Magias

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer ceviche de salmão com manga

Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito

Chef Eliane Carvalho ensina como fazer ceviche de salmão com manga


Tempo de preparo : 30 minutos
Rendimento : 04 porções

Ingredientes

600 G de lombo de salmão
Raspas de 02 limões siciliano
Suco de 02 limões siciliano
01 Manga madura cortada em cubinhos
01 Cebola roxa cortada em cubinhos
05 Gotas de tabasco
03 Colheres (sopa) de azeite
01 maçã verde
Dill
Cebolinha verde
Flor de sal

Preparo: Corte o salmão em cubinhos e deixe marinando no suco de limão por 30 minutosna geladeira. Mantenha na geladeira a manga em cubinhos e a cebola. Escorra o excesso do suco de limão, adicione as raspas, os cubinhos de manga, o tabasco, o azeite, a cebola roxa, a cebolinha e o dill. Misture bem e deixe na geladeira enquanto corta a juliana de maçã verde. Distribua o ceviche em 04 taças, decore com a juliana de maçã e polvilhe sementes de papoula.



História do Ceviche

Alguns defendem que o termo ceviche, melhor “cebiche”, vem do termo árabe “iskbê”, que por sua vez terá dado origem ao escabeche tão comum na península ibérica. Um conhecido geógrafo peruano, Javier Pulgar Vidal, diz que a palavra vem de ‘’siwichi’’ que qer dizer peixe resco, o jornalista Franciisco More defende a idéia de que ceviche deriva da palavra ‘’cebo’’, que significa isca. Certo que o escabeche era uma preparação que começava com a fritura prévia do peixe e o molho teria a função de conservação. Terão sido os árabes os introdutores dos citrinos em Portugal e Espanha e depois levados para os respetivos novos países, é muito encontrado no Peru, no Méxiico e até no Chile, com a acidez da preparação, começaram a juntar cebola para quebrar o sabor. O governo peruano defende a teoria levantada pelo historiador Juan José Vega de que ceviche vem da palavra “sibesh” (da cozinha árabe), e significa comida ácida. Por isso alguns dizem que terão sido as mulheres de origem árabe, cozinheiras, e trazidas por Francisco Pizarro, a trazer o hábito de marinar o peixe cru com o sumo de laranja azeda, e iniciado o seu consumo. Seja como for hoje podemos encontrar o prato pelos quatro cantos do mundo, tornou-se uma iguaria famosa e existem centenas de receitas, todas possuem em comum, o peixe fresco, o suco de limão e a cebola roxa.

Por que escolhi este prato?


Experimentei o ceviche há uns 13 anos atrás em Paris em um restaurante super moderno, na época era considerado uma novidade e portanto, eu como estudante curiosa tinha que experimentar. Adorei claro, sou apaixonada por comidas ácidas e por peixe cru. Em Cuiabá é meio complicado de se conseguir um peixe branco fresquinho (eu adoro fazer ceviche com filé de pescada branca), já experimentei fazer com pintado, com pacú e matrinchan, fica muito bom, mas acabei optanto pelo salmão pois, tenho sempre a mão e agrada a maioria das pessoas. Gosto de misturar sempre alguma fruta para dar uma equilibrada, nesta receita utilisei a maçã verde, minha fruta preferida, acho que consegui uma mistura bacana! Há algum tempo fiz um ceviche com azeite trufado em um jantar com ‘’Menu Degustação’’ que preparei em Sp e no momento de servir decorei com juliana de manga e caviar. Foi considerada a melhor entrada da noite. Enfim, é um prato marcante, com sabor de audácia, e que faz a cebeça viajar nas possibilidades!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet