Olhar Conceito

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Olynto Gonçalves

plástica, beleza e saúde

Novo colunista: Estar bem consigo mesmo e a vida, eis a filosofia!

Foto: Arquivo Pessoal

Novo colunista: Estar bem consigo mesmo e a vida, eis a filosofia!
Cada um ,
Sabe a dor e a delicia
De ser o que é ...

(Caetano Veloso)


Como no trecho da letra desta bela música, o entendimento seria que somente a própria pessoa pode saber e sentir o prazer de estar bem consigo mesma, vale também para o contrário, quando algo desarmoniza com o seu interior . Escreveu uma vez o escritor americano Robert Wright num artigo para a revista americana Time , “as leis que governam a felicidade não foram desenhadas para nosso bem estar psicológico , mas pra aumentar as chances de sobrevivência dos nossos genes a longo prazo.

Leia mais:

Cirurgião plástico Olyntho Gonçalves entra para o time de colunistas do Olhar Conceito nesta quarta-feira

A busca deste bem estar, destas boas sensações que a vida proporciona é o nosso combustível pra levantarmos da cama de manhã, que nos obriga a estudar, trabalhar, poupar dinheiro, gastar, fazer amigos, brigar , namorar, separar , casar ter filhos, protege-los , construir nossas casas, enfim esta busca da felicidade é que nos move, que nos da disposição para lutar neste duro dia a dia.

Assim acontece com estas pessoas que sao movidas até um consultório de cirurgia plástica, esta procura crescente pelo bem estar físico que nos obriga a empregar o melhor das técnicas desta arte, a serviço delas . Dentro desta visão ,da ajuda profissional, destaca-se o cirurgião plástico pelos benefícios que propicia sobretudo na reparação e restauração de pessoas que procuram este suporte. Mudanças iniciais físicas com conseqüências finais espirituais , este é o sentido maior desta nobre arte.

Cabe ao profissional captar profundamente na alma de cada paciente seus anseios e objetivos nas consultas prévias os ditos problemas físicos que acabam por interligar com os psicológicos . Desta feita cabe formular um preâmbulo de explicações e esclarecimentos ao paciente antes do procedimento o que é fato primordial para pleno sucesso cirúrgico .
Aqueles pessoas que invadem o mundo fantástico da cirurgia plástica, muita das vezes, carregados de fantasias e exageros, buscando o inimaginável, cabe-nos a obrigação de faze-los retornar a realidade das possibilidades humanas pois não temos o dom da onipotência . Lógico que cada procedimento visa um resultado favorável , dai a importância do esclarecimento por parte dos cirurgiões plásticos extinguindo as dúvidas que possam existir.

Felizmente na infinita maioria das vezes, dentro das nossas capacidades , seguindo técnicas já consagradas e inovadoras conseguimos atingir a maioria dos desejos e anseios , fazendo o espelho refletir aquilo que sempre o paciente almejou para sua aparência física.

Não temos uma fórmula pronta e acabada para estabelecer o status de felicidade do paciente, seria uma vã pretensão por nossa parte pois ele só é alcançado na satisfação ambígua física-psíquica de cada um e também resultante do esforço , trabalho experiência e competência do profissional escolhido. Porém se trata de uma via de mão dupla já que o paciente também tem sua parte mútua de colaboração, paciência , receptividade e clareza de visão. Só assim poderá saborear os frutos doces dos resultados, que nem sempre aparecem de imediato.

É prudente que o especialista , cirurgião plástico, acima de tudo, se torne cônscio das peculiaridades desta trama intrincada chamada ser humano, estabelecendo ótima relação com seus pacientes pois cada um deles aparenta um perfil próprio, singular, diferente. A arte da cirurgia plástica é mais uma ferramenta dentro deste contexto, que pode contribuir para estarmos de bem consigo mesmo e a vida! Eis a filosofia!

*Olyntho Gonçalves Neto é cirurgião plástico, Membro Efetivo da Associação dos Ex Alunos do Prof. Ivo Pitanguy- AEXPI, Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Pós Graduado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica PUC- RJ. Ele escreve para o Olhar Conceito às quartas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet