Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

SESSÃO PLENÁRIA

TRE declara como não prestadas as contas anuais de três partidos

TRE declara como não prestadas as contas anuais de três partidos
Em decisão foi proferida na sessão plenária desta segunda-feira (09), as prestações de contas, relativas ao exercício de 2012, dos Partidos Social Democrata Cristão (PSDC/MT), Trabalhista Nacional (PTN/MT) e Humanista da Solidariedade (PHS/MT) foram declaradas como não prestadas pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

Leia mais 
Juíza bloqueia R$ 4 mi da conta do IPAS e manda Estado reassumir gestão do hospital de Colíder


O relator das referidas prestações de contas, o juiz membro, Pedro Francisco da Silva explicou que é dever do partido político prestar contas de suas finanças de um determinado exercício até 30 de abril do ano subsequente, nos termos do artigo 13 da Res. TSE n° 21.841/2004. “As direções nacional, estadual e municipal ou zonal dos partidos políticos devem apresentar a prestação de contas anual até o dia 30 de abril do ano subseqüente ao órgão competente da Justiça Eleitoral”.

Em 2014, partidos como PT do B, PSC e PTC também tiveram as contas julgadas como não prestadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso.

“A penalidade para o descumprimento é a suspensão automática do fundo partidário. Como nos referidos casos, os partidos mesmo devidamente intimados, não apresentaram suas contas anuais de 2012, é de se aplicar as sanções legais”, finalizou o relator.

Outro lado


A reportagem do Olhar Jurídico não conseguiu entrar em contato com as direções regionais dos partidos julgados nesta segunda-feira.


Leia mais notícias do Olhar Jurídico 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet