Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

DE OLHO

TRE recebeu mais de 800 denúncias de atos ilegais na eleição de 2014

Foto: Reprodução

TRE recebeu mais de 800 denúncias de atos ilegais na eleição de 2014
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) investiga mais de 800 denúncias de atos ilegais de candidatos na campanha eleitoral do estado. A informação é da corregedora do TRE, a desembargadora Maria Helena Póvoas. As denúncias foram feitas pelo Pardal, aplicativo adotado pela Justiça eleitoral de Mato Grosso nestas eleições.

Leia mais

TRE deverá gastar R$ 17,3 milhões com as eleições 2014 em Mato Grosso

“Temos mais de 800 denúncias, mais da metade está sendo investigada com indícios fortes de irregularidade. Tudo isso está sendo apurado com muita responsabilidade”, enfatizou a corregedora. Maria Helena Póvoas explicou que se forem constatadas ilegalidades, o candidato poderá ser punido mesmo após o pleito eleitoral por meio de cassação do diploma e a perda do cargo público, caso seja eleito.

A desembargadora destacou a importância do Pardal como instrumento de fiscalização direto na mão dos eleitores, que podem fazer denúncias enviando fotos e vídeos de possíveis crimes eleitorais. “O pardal é mais um instrumento colocado nas mãos dos eleitores, que se tornam fiscais da Justiça Eleitoral”, observou a corregedora.

De acordo com a última parcial disponibilizada no site do TRE, no dia 16 de setembro, o aplicativo registrou o recebimento de 502 denúncias por crimes eleitorais até a manhã desta terça-feira (16/09). A ferramenta, disponibilizada para coibir irregularidades no pleito eleitoral, permite envio de denúncias de forma anônima e já foi baixado por cerca de 2 mil usuários de diversos municípios mato-grossenses.

As infrações anexadas com documentos no sistema devem servir de suporte para os juízes e Ministério Público analisarem a conduta dos candidatos nas eleições deste ano. Das 502 denúncias recebidas pela Ouvidoria Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, 217 foram enviadas por eleitores de Cuiabá. Os demais registros vieram de outros 49 municípios, como por exemplo: Sinop, Várzea Grande, Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, entre outros.

Da temática correspondente na estatística, 68% são denúncias por propagandas e banners, 12% definidas como "outros", 6% por uso da máquina administrativa, 4% por compra de votos, 4% por propaganda em Site da Internet e 3% por propaganda nas redes sociais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet