Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

TJ condena empresários em R$ 10 mil por uso fraudulento de CPF de terceiros

16 Fev 2018 - 09:47

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

Foto: Rogério Florentino/OlharDireto

TJMT

TJMT

A Quarta Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) condenou ex-sócios de uma empresa a indenizarem em R$ 10 mil um homem identificado como L.A.S., que teve seu nome e Cadastro de Pessoa Física (CPF) indevidamente utilizados. Sem saber, ele figurava como sócio da empresa que usava seu sobrenome. Por conta das dívidas que ela possuía, o requerente teve seu CPF suspenso. 

Leia mais:
Em depoimento a PM, juiz admite ter autorizado interceptações e cita conversas com Zaqueu


Os desembargadores não acolheram as alegações dos apelantes de que não teriam culpa pelos prejuízos provocados ao autor da ação, já que teriam confiado no contador da empresa e assinado documentos sem ler, acreditando tratar-se de baixa da empresa, e não de alteração do quadro societário para inclusão de novo sócio, de forma fraudulenta.
 
Conforme salientado pela desembargadora relatora do caso, Serly Marcondes Alves competia aos apelantes lerem os documentos e se cercarem de todos os cuidados necessários. A conduta gerou abalo no direito de personalidade do autor, que teve seu CPF suspenso, situação que foi equiparada à negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet