Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

norma de Cuiabá

MP pede derrubada de lei que impede membros de Conselho Tutelar em sindicados e partidos políticos

Foto: Rogério Florentino/ Olhar Direto

MP pede derrubada de lei que impede membros de Conselho Tutelar em sindicados e partidos políticos
Procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz propôs ação para derrubar trecho de lei cuiabana que veda membro do Conselho Tutelar de exercer atividade político-partidária ou cargo de direção em partidos ou sindicato.
 
Leia também 
Justiça arquiva denúncia contra deputada suspeita de coagir eleitores a votar em Bolsonaro


PGJ aponta usurpação de competência legislativa da União, por violação ao direito de associação e por limitação indevida de direitos políticos, configurando, ainda, ofensa a artigos da Constituição do Estado de Mato Grosso.
 
“A norma municipal trata sobre disciplina típica de direito eleitoral, adentrando indevidamente a esfera de competência legislativa reservada à União”, diz trecho dos autos. Documento é datado do dia 11 de abril.
 
Há pedido liminar para suspensão da norma. No mérito, o chefe do Ministério Público Estadual requer “a procedência do pedido da ação com a declaração de inconstitucionalidade do inciso XIV do art. 87, da Lei Municipal nº 6.004, de 05 de novembro de 2015, do Município de Cuiabá/MT, por usurpação de competência legislativa da União, por violação ao direito de associação, por limitação indevida de direitos políticos, configurando, ainda, ofensa aos arts. 3º, inciso I, 10, 12, 173, §2º da Constituição do Estado de Mato Grosso”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet