Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

reserva de vagas

Defensoria Pública e Comitê de Comunidades Tradicionais pedem cota para quilombolas na Unemat

Foto: Reprodução

Defensoria Pública e Comitê de Comunidades Tradicionais pedem cota para quilombolas na Unemat
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) estuda a possibilidade, apresentada pelo Comitê Estadual para Povos e Comunidades Tradicionais e pela Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT), de oferecer reserva de vagas para quilombolas no vestibular do próximo semestre, para os cursos presenciais da instituição.

Leia também
Jovem morre após invadir contramão e bater em motocicleta em frente ao TRE


Além desse pedido, a entidade e a Defensoria Pública solicitaram também que a Universidade ofereça cursos de capacitação para professores quilombolas, que trabalhem a cultura e o aprendizado. Esses cursos seriam feitos nos moldes dos ofertados para professores indígenas. 

 “A Defensoria Pública adotou o sistema de reserva de vagas para pessoas com deficiências, negros e indígenas em seus concursos e todos podem fazer dupla concorrência, o que significa que o candidato se inscreve se autodeclarando quilombola, mas concorre também pela vagas com o público geral. Se não for aprovado na reserva de vaga, entra na concorrência geral. Para a Defensoria essa é uma forma de estabelecer políticas inclusivas”, afirmou o defensor que coordena o Grupo Estratégico da Defesa da Saúde (Gaedic/Saúde), Fábio Barbosa.

O representante da Unemat, professor Alexandre Botton, informou que 60% das vagas da Universidade são destinadas atualmente para estudantes vindos de escolas públicas. E que de cada 40 vagas, 13 são exclusivas para negros, indígenas e pessoas com deficiências. “Considero justo o pedido do Comitê, ao constatar que, de fato, o povo quilombola ainda não está inserido nas reservas da Unemat, a exemplo do que já existe em outras universidades públicas do país, como a própria Universidade Federal de Mato Grosso”, disse. 

 Botton se comprometeu a levar a solicitação para a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) e para a Coordenação de Gestão de Concursos e Vestibulares (COVEST/Unemat), além de esclarecer dúvidas apresentadas pelo Comitê sobre número de vagas que poderão ser ofertadas e forma de ingresso. O prazo para a resposta à solicitação termina nesta quinta-feira (11/05).

Além dos participantes citados, estiveram presentes na reunião representantes de comunidade quilombola de: São Gonçalo 2, João Bispo; o representante da Comunidade Quilombola de Vãozinho, Ivo Gregório de Campos; a representante da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras e Quilombolas (CONAQ/MT), Laura Ferreira e o representante da Comunidade Quilombo Abolição, Willian Reis de Olegário.

(Com informações da assessoria de imprensa) 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet