Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

16 ALVOS

TJ concede liberdade para investigados em suposto esquema de sonegação de impostos

Foto: Divulgação/TJMT

TJ concede liberdade para investigados em suposto esquema de sonegação de impostos
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) revogou, nesta terça-feira (4), a prisão preventiva de todos os 16 alvos da Operação Salmonidae, que investiga a suspeita de um esquema de sonegação em Mato Grosso.

Leia também
Lúdio critica postura de Mendes e diz que governador tem tratado a Reforma Tributária 'com terrorismo'

Segundo o advogado criminalista Filipe Maia Broeto, a Justiça revogou todas as prisões, por entender que as medidas cautelares diversas têm a finalidade de cautela pretendida.  Felipe compõe a banca de defesa de dois dos investigados juntamente com os advogados Daniel Broeto Maia e Deise Cristina Santos.

Com a decisão, a Justiça determinou que os investigados cumpram medidas cautelares como comparecimento bimestral à Justiça para informar e justificar as atividades; obrigação de manter atualizado seu endereço; comparecimento a todos os atos do processo; proibição de se ausentar da Comarca sem prévia comunicação à Justiça; proibição de manter contato, por qualquer meio, com os demais investigados e testemunhas, com exceção daqueles que mantêm vínculo familiar entre si.

De acordo com a operação, os investigados podem, em tese, ter sonegado R$20 milhões em ICMS, do qual a empresa MF Pescados teria feito parte. Conforme a Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz) , o grupo é suspeito de criar empresas de fachada para comercializar e distribuir pescado – em geral frutos do mar – em Cuiabá e Várzea Grande, reduzindo seus impostos a pagar.

No entanto, a MF Pescados afirmou por meio de nota que "sempre forneceu mercadoria de excelente qualidade e lidou de forma idônea no manejo dos produtos, o que será comprovado, com devido processo legal". Disse ainda que “A MF Pescados acredita firmemente nas instituições públicas e está colaborando com a justiça para a melhor apuração dos fatos".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet