Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Criminal

Segue preso

Desembargador nega liberdade a ex-secretário Pedro Nadaf

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Desembargador nega liberdade a ex-secretário Pedro Nadaf
O desembargador Alberto Ferreira de Souza negou pedido de liberdade feito em habeas corpus pela defesa do ex-secretário da Casa Civil Pedro Nadaf, preso na última semana pela Delegacia Fazendária, durante a Operação Sodoma. Alberto Ferreira foi o mesmo desembargador que também negou habeas corpus ao ex-governador Silval Barbosa (PMDB), preso na mesma operação que Nadaf e o ex-secretário de Fazenda Marcel de Cursi.

A defesa de Nadaf havia solicitado a soltura do ex-secretário sob a alegação de que ele havia sofrido constrangimento ilegal com a prisão, decretada pela Sétima Vara Criminal da Comarca da Capital no curso das investigações acerca de suposta organização criminosa voltada à prática de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro.

“De notar-se que as investigações realizadas no bojo do Inquérito Policial nº 070/2015 revelam a existência de suposta organização criminosa estabelecida no seio do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso e voltada à finalidade precípua de praticar crimes contra a Administração Pública, notadamente, a exigência/recebimento de recursos de empresários para a concessão de benefícios fiscais de diversas naturezas, em prejuízo do interesse público, além de lavagem de dinheiro, para a ocultação da origem e natureza dos valores recebidos”, lembrou o magistrado.

O desembargador ainda cita que existem nos autos fortes indícios de que a organização criminosa estaria articulando várias formas para tentar impedir que as fraudes sejam descobertas, tanto por meio de investidas contra o colaborador, visando intimidá-lo, quanto por articulações ‘políticas’.

“Há também notícias de que o empresário [delator] foi insistentemente abordado, até por terceiros, na tentativa da organização de forçá-lo a reunir-se com eles. O colaborador relata que já foi abordado inclusive na rua, pelo investigado PEDRO NADAF. Além disso, há evidências de que a organização criminosa chegou ao cúmulo de elaborar as defesas das empresas que pagaram propina, não sem antes, claro, de cobrar mais uma parcela de propina ao empresário extorquido”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet