Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Criminal

MENSALÃO

Procurador diz que MP monitora possibilidade de rebelião onde Henry está preso

Foto: Reprodução

Procurador diz que MP monitora possibilidade de rebelião onde Henry está preso
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, declarou nesta quarta-feira (18) que o Ministério Público (MP) está monitorando a possibilidade de rebelião na penitenciária da Papuda, nos arredores de Brasília, onde estão presos o ex-deputado federal Pedro Henry (PP-MT) e outros 12 condenados no julgamento do processo do mensalão.

"O dado desperta atenção e preocupação do MP. É mais um motivo para que incrementemos o controle externo da atividade policial, que inclui a atividade carcerária. Estamos atentos. Vamos acompanhar o desenrolar dos fatos e, se vierem a ocorrer (rebeliões), pretendemos ter uma atuação pronta", disse Janot.

CNJ adia julgamento de pedido de revisão disciplinar da OAB contra TJ-MT

Em reportagem publicada na última segunda-feira (17), o jornal "O Globo" informou que há risco de rebelião na véspera do Natal e tensão por conta de supostos privilégios aos mensaleiros.

No entanto, o procurador observou que a segurança do presídio é responsabilidade do governo e da vara de execuções penais do Distrito Federal. Caso ocorra algum problema no local, o procurador poderá pedir providências ao Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos presos condenados pela corte e tomar atitudes por meio do Conselho Nacional do Ministério Público.

Transferência

A defesa de Henry já pediu a transferência dele para Mato Grosso. Condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-parlamentar deverá cumprir a pena (sete anos e dois meses de prisão) em regime semiaberto, podendo trabahar durante o dia. O pedido ainda deve ser avaliado pelo STF, após parecer do MP.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet