Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

princípio da igualdade

TRE barra pesquisa Ibope por suspeita de direcionamento

24 Set 2014 - 19:16

Da Redação - Raoni Ricci e Lucas Bólico

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Coligação Viva Mato Grosso, de Janete Riva. é autora da ação que impugnou a pesquisa Ibope

Coligação Viva Mato Grosso, de Janete Riva. é autora da ação que impugnou a pesquisa Ibope

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) barrou a divulgação de mais uma pesquisa de intenção de votos nas eleições de Mato Grosso. Dessa vez o alvo foi o mais antigo instituto do Brasil, o Ibope. O levantamento foi alvo de questionamentos jurídicos tanto da coligação “Amor a nossa Gente”, encabeçada por Lúdio Cabral (PT), quanto pela “Viva Mato Grosso”, de Janete Riva (PSD).

Pivetta denuncia ‘teatro’ de Lúdio e Fagundes e diz que adversários usam dinheiro publico

Tanto o pedido de Jante quanto o de Lúdio foram acatados pela Justiça Eleitoral (veja aqui e aqui). As duas decisões foram proferidas pelo juiz eleitoral Paulo Sodré. De acordo com as reclamações, a pesquisa só havia apresentado aos eleitores somente opções de segundo turno em que o candidato Pedro Taques (PDT) aparece concorrendo, sem dar ao entrevistado a opção de escolha em uma eventual disputa entre Janete e Lúdio.

“O ato sub analisis tem o condão de violar o princípio da igualdade dos participantes da disputa eleitoral e, por isso, deve-se impedir a divulgação da pesquisa tão somente quanto aos resultados para o cargo de Governador, evitando-se prejuízo aos candidatos envolvidos”, conta de trecho da decisão.

O juiz Paulo Sodré determinou que a Rede Globo não veicule o resultado do levantamento referente a campanha de governador, estipulando multa diária no valor de R$ 30 mil. A pesquisa estava registrada no TRE desde o dia 20 deste mês, informando a realização de 812 entrevistas em 37 municípios. O custo foi de pouco mais de R$ 54 mil.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet