Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

PESQUISA

TRE determina que Gazeta Dados forneça planilhas em 48h à coligação de Lúdio

Foto: Reprodução Internet

TRE determina que Gazeta Dados forneça planilhas em 48h à coligação de Lúdio
O Instituto Gazeta Dados tem 48 horas para fornecer à coligação ‘Amor a Nossa Gente’, do candidato Lúdio Cabral (PT), todas as planilhas e informações com os detalhes da última pesquisa publicada no dia 14 de agosto, no Jornal A Gazeta.

Leia mais:
Trio acusado de matar empresária a facadas é condenado a 37 anos de prisão

A decisão é do juiz eleitoral Paulo Sodré, que acatou um requerimento feito pela assessoria jurídica do candidato petista, que vai investigar os detalhes da amostragem para garantir a veracidade dos números.

“Seja notificada a empresa GAZETA DADOS LTDA, para que, no prazo de 48h, encaminhe cópias de todas as informações relativas à pesquisa (inclusive dados relativos à identificação dos entrevistadores, planilhas individuais, mapas e equivalentes, além do relatório entregue ao solicitante da pesquisa e o modelo do questionário aplicado) ao solicitante”, determinou o juiz.

Se descumprir a decisão, o instituto pode ser multado em até R$21.282,00, conforme os artigos. 34, §2º, da Lei nº 9.504/97, e 347, do Código Eleitoral.

Na decisão, o juiz Paulo Sodré enfatizou que os partidos políticos poderão ter acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados das entidades e das empresas que divulgaram pesquisas de opinião relativas aos candidatos e às eleições, incluídos os referentes à identificação dos entrevistadores e, por meio de escolha livre e aleatória de planilhas individuais, mapas ou equivalentes, confrontar e conferir os dados publicados, preservada a identidade dos entrevistados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet