Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Economia

vendendo mais

Importações mato-grossenses caem quase 45 por cento, aponta a Fiemt

As importações de Mato Grosso caíram 44,7% de janeiro a junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, o que explica o bom resultado da balança comercial do Estado, que registra um superávit de 4,24 bilhões, uma alta de 34% a mais que em 2008. Os dados são da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Fiemt.


O acúmulo das importações estaduais é de apenas 359,71 milhões de dólares. Os principais fornecedores externos são os Estados Unidos, com 20% do bolo, a Alemanha, com 18%, a Belarus, com 16%, e a Rússia, com 15%, além de diversos outros países com participações menores.

Segundo Jandir Milan, presidente em exercício da Fiemt, a queda das importações deu-se, em grande parte, pelas oscilações do dólar, situação que fez com que a indústria regional passasse a buscar alternativas nacionais. Questionado sobre a qualidade dos produtos finais, com a troca de muitos importados, Jandir disse que não houve nenhuma perda.

Os principais produtos importados por Mato Grosso no primeiro semestre do ano foram os Cloretos de Potássio (52%), a Uréia com teor de Nitrogênio (7,6%), e outros produtos com participações menores, como máquinas para fiação de materiais têxteis, veículos automóveis de combate a incêndio, gás natural, e diversos outros.

De toda a pauta de importação, os produtos que tiveram maior redução nas compras, em relação ao mesmo período do ano passado, foram alguns tipos de adubos e fertilizantes, como superfosfato, diidrogeno-ortofosfato de amônio, dentre outros, que caíram entre 60 e 80% na pauta.

Entre janeiro a junho de 2008, Mato Grosso importou cerca de 650 milhões de dólares, enquanto que, no mesmo período de ano, as importações acumulam o valor de quase 340 milhões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet